O mercado móvel acelerou no mês de outubro, com mais de 1,27 milhão de novas ativações em todo o Brasil. Este foi o melhor resultado do ano para o setor. Os responsáveis pela alta foram as linhas tradicionais de celular, também chamadas de "padrão" – nomenclatura que exclui as tecnologias M2M e PoS.
De acordo com a Anatel, as operadoras ativaram 978 mil novas linhas de celular tradicionais em outubro. O resultado é 167% maior que o observado no mês de setembro, quando o mercado teve acréscimo de 366 mil assinantes no "padrão".
Quando se olha para todas categorias de produtos juntos (padrão, M2M e PoS), as operadoras de telecom somaram 254,2 milhões de acessos ativos em outubro – alta de 0,5%. Para efeito de comparação, esse valor era de 252,9 milhões em setembro.
Pós-pago e pré-pago
Nunca antes o Brasil teve tantas linhas pós-pagas. Considerada o ativo mais relevante para as operadoras, essa modalidade fechou o mês de setembro com 1,05 milhão de novas assinaturas – totalizando 104,3 milhões de acessos do tipo no Brasil. O mais próximo desse número foi em outubro de 2022, quando a Anatel registrava 104,3 milhões de acessos no pós.
Entre as grandes operadoras, a Vivo foi a que mais ganhou clientes no pós em outubro: 672 mil clientes. Em segundo lugar ficou a Claro, seguida pela TIM – com 292 mil e 80 mil novos acessos, respectivamente.
Na contagem geral com pré e pós somados juntos, a TIM foi a única operadora que fechou outubro no negativo. A redução da companhia foi de 93 mil acessos, já que mais de 173 mil linhas pré-pagas foram desativadas. Por outro lado, a Claro, teve 341 mil linhas a mais no consolidado do mesmo mês, enquanto a Vivo teve 711 mil linhas a mais nas duas modalidades.
5G cresceu 9,2%
Segundo a Anatel, o número de assinantes na quinta geração da tecnologia móvel passou de 17,5 milhões no Brasil, graças à adição de 1,4 milhão de acessos à rede em outubro. Isso é um acréscimo de 9,2% em relação ao período anterior, menos acelerado que os 15,3% registrados em agosto.
Em outubro, a TIM liderou a adição de novos clientes 5G: 607 mil a mais. Na metade daquele mês, a companhia liberou um "test drive" para que clientes de outras operadoras pudessem testar a rede móvel da empresa. Vivo e Claro somaram, respectivamente, 499 mil e 370 mil novos assinantes 5G.
No quadro geral das operadoras, o total de acessos 5G por operadora é de 6,6 milhões na Vivo; 6,5 milhões na Claro; e 4,3 milhões na TIM.
Internet das Coisas
Os acessos de comunicação do tipo machine to machine (M2M) e terminais de ponto de serviço (também chamados de PoS, que estão em máquinas de cartão, por exemplo) cresceram em ritmo mais lento em outubro. Nesse período, o setor ganhou 292 mil novas linhas para IoT, totalizando 42,3 milhões de linhas.
A líder do segmento, Vivo, fechou outubro com 15,7 milhões de acessos – após adicionar 141 mil novos chip M2M e PoS. Já a Claro encerrou o mês com 14,4 milhões (com 173 mil a mais) e a TIM, 5 milhões (+37 mil).
A Datora não teve aumento significativo na base de clientes IoT e se manteve com 2,3 milhões de linhas. Já a Algar perdeu novamente acessos em outubro e encerrou o mês com 3 milhões de acessos, após redução de 214 mil. A queda foi puxada pelas conexões PoS, que não pararam de cair na empresa desde janeiro deste ano. Já a NLT somou adições líquidas positivas de 96 mil no mês de outubro, passando os 800 mil acessos de IoT celular.