O satélite Al Yah 3, da operadora Yahsat, já está na Guiana Francesa em preparativos para seu lançamento em janeiro. A companhia informou nesta segunda-feira, 4, que espera que a venda dos serviços de banda larga para o atacado com o artefato possa ser inicializada já no primeiro trimestre de 2018, embora um cadastro para receber aviso sobre a comercialização já esteja disponível no site oficial da empresa.
Conforme contou a este noticiário o diretor de marketing da Yahsat, Eduardo Guedes, durante o Congresso Latinoamericano de Satélites no Rio de Janeiro em agosto, a expectativa é de que, um mês após alcançar a posição orbital 20º Oeste, o satélite já possa começar a fazer os testes alfa e beta. O artefato conta com 58 spot-beams, cobrindo 95% da população brasileira, com um total de 50 GB de capacidade: 30 GB para a África (onde atenderá 19 mercados), 20 GB para o Brasil. O Al Yah 3 é fabricado pela Orbital ATK e é o primeiro satélite com propulsão elétrica híbrida produzido pela companhia.
O satélite terá apoio da infraestrutura terrestre dos sites em Jaguariúna e Hortolândia (SP). A Yahsat deverá finalizar a implantação de sistemas OSS e BSS até o final do ano. A comercialização dos serviços será feita em parceria com a Century.