Bares, cinemas, cafés, lojas de música ou quaisquer outros estabelecimentos comerciais poderão agora ser distribuidores de conteúdo para celulares. Essa é a idéia da "Cool Zone", uma solução criada pela Nokia que começa neste mês a ser testada na Finlândia por uma rede de cafés e outra de lojas de música.
Trata-se de oferecer aos clientes que entram nos estabelecimentos o acesso através de seus celulares, via bluetooth, a um portal de conteúdo móvel da cadeia de lojas em questão. Nesse portal, é possível comprar wallpapers, ringtones, MP3, etc. "É como se fosse uma prateleira digital em uma loja de verdade", comparou Jonas Geust, vice-presidente de negócios de música da Nokia.
Para acessar o portal, os clientes precisam antes baixar um aplicativo Java criado para essa solução e que pode ser oferecido de graça pelas lojas. A ferramenta funciona com telefones de qualquer fabricante. O pagamento pela compra de conteúdo pode ser feito através de envio de um SMS premium ou diretamente no caixa. É provável que a solução seja bastante utilizada para promoções e oferta de conteúdo gratuito aos clientes, como forma de fidelização.
A idéia é que cada cadeia de lojas feche contratos com provedores de conteúdo para ofertas exclusivas. Os testes feitos na Finlândia usam o conteúdo da gravadora EMI. A expectativa da Nokia é lançar o "Cool Zone" comercialmente no primeiro trimestre de 2006. A solução foi apresentada nesta semana durante o Nokia Mobility Conference, em Barcelona.