Utilities pedem à Anatel espectro para serviço privado

A Utilities Telecom & Technology Council América Latina (UTCAL), associação profissional preparada para atender especialistas em telecomunicações que trabalham em empresas de energia, gás e água, voltou a fazer um pleito à Anatel: frequências dedicadas para o Serviço Limitado Privado (SLP). Em reunião com representantes da agência na sexta-feira da semana passada durante evento UTCAL Summit 2019, no Rio de Janeiro, a entidade recebeu a indicação de que o próximo leilão de espectro, previsto para março de 2020, poderá incluir blocos de multidestinação, o que significa que atenderiam tanto o SMP quanto o SLP.

Já existe um grupo de trabalho na Anatel para discutir o assunto, além de atuar em nível global com a Citel e a União Internacional de Telecomunicações. Há uma "boa relação" entre a entidade e a agência, que tem conhecimento das necessidades das utilities em ter frequências para garantir a prestação de serviços de missão crítica com disponibilidade de 99,99% – ou seja, acima do que poderiam oferecer as operadoras em redes móveis comerciais. A intenção é que a UTCAL coloque seus pontos e necessidades na consulta pública, que deverá acontecer até o final do primeiro semestre.

Os blocos considerados pela Anatel no próximo leilão de espectro são de 2,3-2,6 GHz; de 3,3-3,6 GHz e de 26 GHz, todos para o serviço móvel pessoal com aplicação na futura tecnologia 5G. "Haverá muita atenção ao 5G, que precisará de muita banda, mas a agência também deu atenção ao SLP, que é onde as utilities se encaixam e que demandam muito pouco espectro: são 5 MHz, ou 3 MHz e mesmo 2 MHz", declarou a este noticiário o VP da UTC América Latina, Ronaldo Santarém, ao comentar a reunião da semana passada. "Nós realmente esperamos que a consulta preveja a multidestinação. Com isso, nossas necessidades poderiam ser contempladas." Ainda seria definido o quanto nas faixas de 2,3 GHz e 3,5 GHz ficaria aplicado para as utilities.

Notícias relacionadas

A questão é que, se por um lado a Anatel pretende promover o leilão em 2020, operadoras como Claro e Vivo não têm pressa. Santarém diz que a diferença para as teles é que isso se trata de plano de negócios. "No nosso caso, é de necessidade. As elétricas precisam dessas frequências para atender de forma adequada, eficiente e segura a sociedade e os consumidores. Se você retarda investimento nisso no setor, eventualmente vai manter risco alto no sistema elétrico. Isso é de pleno conhecimento da Anatel, vamos ver se terá peso.", afirma. Uma possibilidade sugerida pelo executivo seria a de realizar um leilão separado apenas para frequências SLP.

Possibilidades e ecossistema

A associação também fez sugestões para destinar ao SLP blocos nas faixas de 230 MHz e de 3,5 GHz, uma vez que as utilities precisam de espectro abaixo de 1 GHz para maior penetração e cobertura em áreas de baixa densidade de infraestrutura, enquanto faixas acima de 1 GHz podem servir áreas urbanas. A faixa de 230 MHz está disponível, mas talvez não seja o ideal. "A possibilidade foi ventilada, mas não tem equipamento para essa faixa, ela não está no standard do 3GPP e só tem um fornecedor no Brasil. Então, apesar de a faixa estar disponível, não tem como licitar e ter concorrência", contou a este noticiário o presidente da UTCAL, Dymitr Wajsman.

Dessa forma, a UTCAL tem esperança de conseguir blocos nas faixas de 450 MHz e na de 700 MHz. No primeiro caso, ainda seria preciso que a Anatel tomasse de volta as outorgas das operadoras, algo que pode não acontecer em curto prazo. Em maio de 2016, a entidade enviou carta à Anatel, alertando para o encerramento do prazo para que as operadoras devolvessem a faixa de 450 MHz e reivindicando acesso à frequência – novamente, a demanda era por blocos pequenos, de 3 MHz a 5 MHz.

Por sua vez, um leilão para serviço limitado privado em 700 MHz não está agenda regulatória 2019-2020. A agência fará uma análise de impacto regulatória sobre a destinação para SLP, colocando em consulta pública no segundo semestre de 2020. Ou seja, em nenhum dos dois casos, a liberação aconteceria rapidamente. "É o ritmo. A gente não tinha esperança nos 700 MHz, vamos esperar então o segundo semestre de 2020. Não é ruim, já que não tínhamos expectativa", complementa Ronaldo Santarém.

Dymitr Wajsman diz que há diversidade de ecossistema de equipamentos para a faixa de 3,5 GHz, e o tema chegou a ser discutido com fornecedores antes da reunião com a agência. A faixa atualmente é usada com a tecnologia WiMAX em caráter provisório por uma empresa de utilities, mas a intenção é de utilizar em LTE para aplicações como atendimento de comunicação de equipes, proteção de equipamentos, supervisão de rede e monitoramento. O executivo destaca ainda que se busca capacidade também de olho em futuras demandas, uma vez que o regulamento pode levar uma década para ser atualizado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!