Starlink alcança 17 Mbps em Internet via satélite direto para celular

Imagem: Wirestock/Freepik

A constelação de satélites de baixa órbita da Starlink habilitou um  pico de velocidade de download de 17 Mbps em uma conexão direta de Internet com um celular Android não modificado fabricado pela Samsung, apontaram testes. 

A informação foi divulgada pelo CEO da SpaceX (a quem pertence a Starlink), Elon Musk, em publicação no X (antigo Twitter). Na imagem compartilhada por ele, também foi possível verificar a latência atingida de 1.181 ms.

A captura de tela também revelou o número de série do dispositivo, que pertence a um Galaxy S21 Ultra. O aparelho não dispõe de componentes de hardware dedicados para estabelecer conexão com satélites (direct-to-device, ou D2D).

Notícias relacionadas

O post de Musk rapidamente chamou atenção na rede social. Um usuário do X, por exemplo, perguntou ao CEO se as redes fixas de banda larga (FWA) deveriam se preocupar com o feito. Em resposta, o dono da SpaceX negou: "Não, porque esta é a velocidade de pico atual por feixe e os feixes são grandes. Portanto, este sistema só é eficaz onde não existe serviço celular".

T-Mobile está envolvida

Musk também apontou que o serviço testado será prestado em parceria com operadoras tradicionais. A SpaceX, por exemplo tem parceria anunciada com uma das maiores operadoras dos Estados Unidos, a T-Mobile.

O post do dono da SpaceX foi publicado menos de um mês após a companhia espacial revelar que conseguiu enviar a primeira mensagem SMS via satélites da Starlink. O feito foi possível graças a uma tecnologia presente nos novos equipamentos que orbitam a Terra: o D2C, ou a conexão direta entre satélites e células LTE, também em parceria com a T-Mobile.

6 COMENTÁRIOS

  1. A latência não é mostrada no teste mas sim o jitter, um jitter de 1 milessegundo foi mostrado, o que indica uma ótima qualidade de conexão, mas ainda assim tem perdas de 15% de pacotes. Mas essas perdas são normais enquanto a equipe busca o melhor ajuste de potência, modulação e outros parâmetros. A latência deve ser parecida com a latência vista na rede Starlink ou superior dependendo de onde o tráfego dos celulares serão roteados para a internet.

  2. Um detalhe interessante é que o satélite Bluewalker 3 da AST Space Mobile atingiu uma velocidade parecida mas com um satélite muito maior, isso mostra como a equipe de engenharia da SpaceX está a frente da concorrência em tecnologia de antenas phased array. Em uma próxima geração de satélites a Starlink D2C deve atingir velocidades maiores mas ainda assim sem ser uma concorrente com as empresas de celulares atuais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!