Nova CCTCI é instalada sem Semeghini

Uma ausência na lista de indicados para a nova composição da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) esquentou a eleição da presidência do grupo na manhã desta quarta-feira, 4. Por enquanto, o deputado Júlio Semeghini (PSDB/SP) não faz mais parte da comissão, apesar de ser um dos mais ativos parlamentares na área de tecnologia e telecomunicações. A falta de Semeghini na composição da CCTCI pelo biênio 2009/2010 chamou a atenção dos parlamentares, que passaram boa parte do tempo antes da votação para a presidência do grupo discutindo como inserir o deputado novamente no grupo.
Formalmente, Júlio Semeghini passa agora a ser titular da Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara dos Deputados e não é suplente em nenhuma das comissões temáticas. A decisão de deixar o parlamentar de fora da CCTCI saiu exclusivamente do líder do PSDB na Câmara, deputado José Aníbal (SP). Não se sabe ao certo os motivos para que Aníbal não tenha aceitado o pedido de Semeghini para fazer parte da comissão como suplente, mas nos bastidores da Câmara fala-se em retaliação.
No início de fevereiro, 19 deputados apresentaram à presidência nacional do PSDB um manifesto contra o que chamaram de "atitude golpista e antidemocrática" da liderança do partido que manobrava para conseguir uma reeleição no cargo. Semeghini foi um dos deputados que assinaram o documento e isso teria azedado as relações com Aníbal, apesar de o líder ter sido reconduzido para comandar a bancada em 2009.

Notícias relacionadas
Estratégia
Semeghini tenta ficar afastado dos boatos sobre uma desavença pessoal com o líder de seu partido. "A decisão foi do líder. E só ele tem como dizer porque decidiu assim", afirmou o deputado a este noticiário. Mas, com o apoio dos demais deputados do PSDB e da própria CCTCI, o parlamentar não desistiu de assumir uma vaga na comissão, sem perder a titularidade na CFT.
"Quero estar lá (na CFT) também por conta da Reforma Tributária porque todo o debate sobre a incidência de ICMS sobre software e o setor tecnológico está sendo conduzida na Comissão de Finanças e Tributação. Mas não quero sair da Ciência e Tecnologia, onde tenho um trabalho de longo tempo", explicou Semeghini.
Existem algumas alternativas sendo avaliadas para que o deputado possa ter uma vaga na CCTCI sem perder a titularidade na CFT. Dentro do partido, as negociações estão sendo tocadas pelo deputado Eduardo Gomes (PSDB/TO). Após fazer seu discurso de posse, Gomes declarou que a entrada de Semeghini na comissão está praticamente assegurada.
Uma outra alternativa seria um dos demais partidos cederem uma vaga para o PSDB. Na composição oficial da comissão, o bloco PSB/PDT/PCdoB/PMN cedeu uma vaga de suplente ao bloco do governo (PMDB/PT/PP/PR/PTB/PSC/PTC/PTdoB) que ainda não foi preenchida. Esta vaga poderia ser ocupada por Semeghini em um futuro acordo com o PT, ajuste este que chegou a ser comentado hoje na CCTCI.
Nova composição
Enquanto a situação não se acerta, a nova composição da CCTI traz alguns nomes já conhecidos do setor, mas que estréiam na comissão. Um dos destaques é Wellington Fagundes (PR/MT), ex-presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio (Cdeic) e antigo relator do PL 29/2007, que altera as regras para o serviço de TV por assinatura e audiovisual.
Para a mesa de comando da comissão, foi confirmado na presidência o deputado Eduardo Gomes (PSDB/TO). Para a 1ª vice-presidência, foi eleita a deputada Professora Raquel Teixeira (PSDB/GO). A 2ª vice-presidência ficou com a deputada Cida Diogo (PT/RJ) e a 3ª vice-presidência com a parlamentar Luiza Erundina (PSB/SP). Veja abaixo a composição completa até o momento:
Titulares
* Abelardo Camarinha PSB/SP
* Antonio Carlos Chamariz PTB/AL
* Beto Mansur PP/SP
* Bilac Pinto PR/MG
* Bispo Gê Tenuta DEM/SP
* Cida Diogo PT/RJ
* Dr. Adilson Soares PR/RJ
* Edigar Mão Branca PV/BA
* Eduardo Gomes PSDB/TO
* * Eunício Oliveira PMDB/CE
* Emanuel Fernandes PSDB/SP
* Gilmar Machado PT/MG
* Glauber Braga PSB/RJ
* Gustavo Fruet PSDB/PR
* Iriny Lopes PT/ES
* Jader Barbalho PMDB/PA
* Jorge Tadeu Mudalen DEM/SP
* José Rocha PR/BA
* Lindomar Garçon PV/RO
* Luiza Erundina PSB/SP
* Manoel Salviano PSDB/CE
* Miro Teixeira PDT/RJ
* Narcio Rodrigues PSDB/MG
* Nelson Proença PPS/RS
* Paulo Bornhausen DEM/SC
* Paulo Henrique Lustosa PMDB/CE
* Paulo Lima PMDB/SP
* Paulo Pimenta PT/RS
* Paulo Roberto PTB/RS
* Paulo Teixeira PT/SP
* Professora Raquel Teixeira PSDB/GO
* Ratinho Junior PSC/PR
* Rodrigo Rollemberg PSB/DF
* Sandes Júnior PP/GO
* Solange Amaral DEM/RJ
* Uldurico Pinto PMN/BA
* Vic Pires Franco DEM/PA
* Walter Pinheiro PT/BA
* Wladimir Costa PMDB/PA
* Zequinha Marinho PMDB/PA

Suplentes

* Andreia Zito PSDB/RJ
* Angela Amin PP/SC
* Angelo Vanhoni PT/PR
* Antônio Carlos Biffi PT/MS
* Antonio Palocci PT/SP
* Arnaldo Jardim PPS/SP
* Ariosto Holanda PSB/CE
* Arolde de Oliveira DEM/RJ
* Barbosa Neto PDT/PR
* Beto Faro PT/PA
* Clóvis Fecury DEM/MA
* Colbert Martins PMDB/BA
* Duarte Nogueira PSDB/SP
* Eliene Lima PP/MT
* Fábio Faria PMN/RN
* Fernando Ferro PT/PE
* Indio da Costa DEM/RJ
* Jô Moraes PCdoB/MG
* José Carlos Araújo PR/BA
* José Mendonça Bezerra DEM/PE
* José Paulo Tóffano PV/SP
* Lobbe Neto PSDB/SP
* Luiz Fernando Faria PP/MG
* Marcelo Melo PMDB/GO
* Márcio Marinho PR/BA
* Mendes Ribeiro Filho PMDB/RS
* Natan Donadon PMDB/RO
* Nelson Meurer PP/PR
* Olavo Calheiros PMDB/AL
* Raul Jungmann PPS/PE
* Roberto Britto PP/BA
* Roberto Rocha PSDB/MA
* Rômulo Gouveia PSDB/PB
* Sabino Castelo Branco PTB/AM
* Silas Câmara PSC/AM
* Sueli Vidigal PDT/ES
* Takayama PSC/PR
* Wellington Fagundes PR/MT

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!