Collor presidirá Comissão de Infraestrutura

Uma das mais importantes comissões do Senado Federal para o setor de telecomunicações elegeu no início da tarde desta quarta-feira, 4, seu presidente, depois de uma acirrada disputa entre os partidos da Casa. O senador Fernando Collor (PTB/AL) presidirá a Comissão de Infraestrutura (CI) pelo biênio 2009/2010. Collor foi eleito por 13 votos a 10, desbancando a senadora Ideli Salvatti (PT/SC), pondo fim à maior disputa por comissões dessa sucessão no Senado Federal.
Pela regra regimental, a CI deveria ficar com o PT, partido com bancada maior do que a do PTB no Senado e, portanto, com prioridade de escolha das comissões. No entanto, um acordo alinhavado pelo PMDB para a eleição de José Sarney (PMDB/AP) para a presidência da Casa colocou o PTB na disputa da CI, ao dar apoio à eleição de Collor para o cargo.
Com o PMDB apoiando o PTB e o PSDB ao lado do PT na disputa, o fiel da balança ficou com o DEM, partido com a segunda maior bancada do Senado. Na tentativa de conquistar o apoio do partido, ambos os candidatos ao comando da CI ofereceram ao senador Eliseu Resende (DEM/MG) a vice-presidência da comissão. O DEM acabou cedendo aos apelos do PMDB/PTB.

Notícias relacionadas
Sabatina
Um dos primeiros trabalhos da CI na gestão de Collor deverá ser a sabatina de João Rezende para a última vaga do Conselho Diretor da Anatel. O nome do economista foi encaminhado ao Congresso no dia 17 de fevereiro e a indicação ainda não tem relator na comissão. Por enquanto não há previsão de quando será definida a relatoria do caso.
Rezende responde hoje pela chefia de gabinete do Ministério do Planejamento e presidiu a Sercomtel até o ano de 2006. Conhecido do setor de telecomunicações, o futuro conselheiro da Anatel tem o apoio político do PT. O nome de Rezende vinha sendo estudado para compor a direção da autarquia desde novembro de 2008 por ser uma boa opção política para o governo somada ao fato de ter perfil técnico. Além de ser sabatinado pela CI, João Rezende deve ter seu nome aprovado pelo Plenário do Senado para ser empossado na Anatel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!