Empresas fecham parceria para testes de smart grid na Itália

A distribuidora de energia italiana Enel, junto com a Telecom Itaia e com as fabricantes de eletrodomésticos Electrolux e Indesit, firmaram na semana passada um acordo para desenvolver em conjunto soluções para consumo inteligente de energia. A iniciativa, batizada de "Energy@Home", pretende dotar os eletrodomésticos de inteligência para se comunicar entre si e com a distribuidora de energia, de forma a gerenciarem melhor o próprio consumo de eletricidade, dando preferência para horários em que a tarifa é mais barata e evitando sobrecarregar a rede em horários de pico. Os consumidores também poderão acompanhar em tempo real seus gastos de eletricidade na tela do computador, no celular ou no próprio display dos eletrodomésticos.
A iniciativa se encaixa dentro do conceito de "smart grid", que consiste em dotar as redes elétricas e os equipamentos a ela conectados de inteligência e capacidade de comunicação para melhor gerenciar o consumo de energia.
Os testes devem durar até meados de 2010, com uma quantidade pequena de consumidores italianos selecionados. A Enel participará com sua infraestrutura de medição elétrica inteligente, a Telecom Itália oferecerá sua rede de telecomunicações para o tráfego de dados, enquanto Electrolux e Indesit disponibilizarão para os testes protótipos de aparelhos de última geração.

Notícias relacionadas
Há interesse das distribuidoras de energia brasileiras de iniciar uma gradativa migração para as smart grids. O assunto foi tema da matéria de capa da edição de outubro da revista TELETIME.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!