Mais um ministro do TCU dá sinal verde para processo de consenso da Oi

O processo de busca de conciliação por consenso envolvendo Anatel, Oi e TCU deu mais um passo nesta terça, 3. O ministro Benjamin Zymler, do Tribunal de Contas da União, também admitiu o início do processo junto à Corte de Contas, seguindo o entendimento da área técnica do TCU e do presidente do órgão, ministro Bruno Dantas. A manifestação de Zymler era considerada crítica porque ele tem sob sua relatoria o Regulamento de Continuidade da Concessão, que traz em si um aspecto essencial do debate, que é a valoração dos bens reversíveis de forma patrimonial ou funcional.

Os bens reversíveis são os bens da concessionária que retornam para a União em caso de devolução da concessão. Enquanto a Anatel, no Regulamento de Continuidade da Concessão, trouxe uma abordagem funcionalista dos bens reversíveis (ou seja, eles só retornam na medida em que são necessários para a continuidade dos serviços), o TCU, e o próprio ministro Zymler, têm o entendimento de que a valoração deve se dar pelo valor patrimonial. 

Ainda faltam dois ministros se manifestarem: Walton Rodrigues e Jorge Oliveira. Ambos têm processos sob suas relatorias que podem ser afetados pelo processo de conciliação por consenso. Em entrevista ao Podcast TELETIME, Carlos Baigorri comentou a decisão de Zymler e manifestou o entendimento da Anatel sobre a importância da construção do consenso junto ao Tribunal de Contas da União na questão.  A entrevista estará disponível no canal da TELETIME no Youtube.

Notícias relacionadas

A negociação junto ao TCU envolve as condições colocadas pela Anatel para a migração do regime de concessão para autorização de um lado (R$ 20 bilhões, nas contas da Anatel) e os pleitos da Oi em relação aos episódios que geraram desequilíbrios na concessão ao longo do tempo (R$ 50 bilhões, nas contas da Oi), fora todas as questões conceituais e principiológicas que acabam sendo pacificadas no processo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!