Brasil é reeleito para Conselho da UIT

Eleições na PP-22 em Bucareste. Foto: UIT

O Brasil foi reeleito para o Conselho de estados membros da União Internacional de Telecomunicações (UIT), segundo informou a Anatel e os Ministérios das Comunicações e das Relações Exteriores nesta segunda-feira, 3. Também nesta segunda-feira, durante a PP-22, Agostinho Linhares, foi escolhido para compor a Junta de Regulação de Rádio (RRB, na sigla em inglês) da UIT. Ele representará a Região A (Américas) junto com Chantal Beaumier, do Canadá.

As eleições aconteceram durante a Conferência Plenipotenciária (PP-22) na Romênia, e os mandatos serão de quatro anos.

O Brasil teve uma substancial votação na PP-22 – dos 182 membros, obteve 166 votos, sendo o segundo mais votado para integrar o Conselho. "O resultado reflete o reconhecimento internacional da atuação técnica e equilibrada do País na agenda internacional de conectividade e padronização de TICs", diz a Anatel.

Notícias relacionadas

O conselho é composto exclusivamente pelos estados membros e atua como "órgão máximo da UIT" no intervalo entre as conferências plenipotenciárias. Além do Brasil, Argentina, Bahamas, Canadá, Cuba, El Salvador, Estados Unidos, México e Paraguai também vão compor o organismo representando as Américas. 

RRB

Agostinho Linhares, que assume a Junta de Regulação de Rádio, é servidor de carreira da Anatel desde 2005, e onde até recentemente era gerente de espectro, órbita e radiodifusão, agora ele ocupa o gabinete da Secretaria de Telecomunicações do MCom. Até por conta da posição na agência, ele também atuou como coordenador da Comissão Brasileira de Comunicação 2 (CBC-2). 

Conforme explica a agência, a RBR é o organismo competente para aprovar regras do setor de radiocomunicações, além de cuidar da harmonização entre estados membros. A Junta também é responsável pela coordenação entre sistemas espaciais e entre sistemas terrestres de comunicações. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!