HDTV ganhará força na América Latina a partir de 2010

A transmissão de canais em alta definição (HDTV) deve ganhar força na América Latina a partir de 2010, prevê a analista da Convergência Research, Ana Bizberge. O assunto foi tema na manhã do segundo dia do 8º Congresso Latino-americano de Satélites, nesta sexta-feira, 3, no Rio de Janeiro. O evento é organizado pelas revistas TELETIME e TELA VIVA.
A operadora de cabo Net Serviços, que já transmite o canal Globosat HD, promete lançar de cinco a dez novos canais em HDTV em 2009. "A preferência é por canais que sejam 24h HDTV", explicou o diretor de produtos e serviços da Net, Marcio Carvalho. Ele informou que durante as Olimpíadas já haviam sido vendidos pelo menos 20 mil decodificadores de alta definição para assinantes da Net. A Sky, por sua vez, lançará seus primeiros canais 24h em HDTV no primeiro semestre de 2009 no Brasil.
Entre as TVs abertas, a Globo foi uma das pioneiras na produção em HDTV, com novelas, jogos de futebol e alguns filmes sendo transmitidos em alta definição. "Dentro de dois ou três anos, já haverá produção regional em HDTV", prevê o diretor de tecnologia da emissora, Fernando Bittencourt.

Notícias relacionadas
Um dos efeitos proporcionados por essa migração para a alta definição é o aumento do consumo de capacidade satelital. A TV Globo desde junho deste ano, por exemplo, tem dois sinais de satélites operando simultaneamente na transmissão de jogos de futebol: um para SDTV (standard definition) e outro para HDTV. "Conforme migramos para HDTV, a demanda por satélites irá aumentar. Mas teremos que negociar esses custos, para que o projeto seja economicamente viável", alertou Bittencourt.
O diretor de engenharia da Sky, Luis Otávio Marchezetti, acredita que o fato de a TV aberta brasileira ser de alta qualidade influencia os canais de TV por assinatura a melhorar também. E isso pode ajudar a acelerar a adoção da HDTV. "Um canal puxa o outro. Acho que ano que vem o mercado estará bem mais aquecido", disse Marchezetti.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!