Teles da Argentina apostam no re-broadcast para entrar na TV paga

A resistência das operadoras de cabo e dos grupos de mídia à entrada das teles no mercado de TV por assinatura é tão grande na Argentina quanto aqui no Brasil. Também naquele país a regulamentação ainda não permite que as teles ofereçam IPTV, mas a solução para o impasse deve vir do próprio mercado. A opinião é do diretor geral da operadora Telecom Argentina, Marco Patuano. ?A discussão anda mais na direção de uma convenção das partes do que de um projeto de lei, e o re-broadcasting é o caminho mais provável?, conta Patuano. O executivo explica que o re-broadcast consiste na transmissão integral (incluindo a publicidade) das TVs por assinatura e que essa possibilidade gera menos combate que a agregação de conteúdo ? a compra de programação direto dos canais. ?A chave é estudar o que pode ser feito. Não queremos produzir conteúdo e não queremos entrar no mercado publicitário?, enfatiza. Para ele, é possível ainda estabelecer um cronograma gradual para a entrada das teles nesse mercado, num percurso gradual com um mínimo de produção nacional. ?As teles e as operadoras de TV por assinatura precisam se conhecer um pouco mais e, para isso, o serviço (de IPTV) pode ser iniciado como algo pequeno, para se ganhar confiança, e depois partir para uma escala maior?, avalia.

ADSL

O diretor geral da Telecom Argentina pontua que o avanço tecnológico não pode ser parado. ?Estamos em trial com banda larga de 20 Mbps em ADSL 2+, é muita velocidade e se não pudermos oferecer IPTV será um desperdício de oportunidade?, argumenta.

Notícias relacionadas
As operadoras de telefonia fixa na Argentina vêm empregando um grande esforço para aumentar a penetração da banda larga naquele país e a participação nesse mercado, até então dominado pelas operadoras de TV a cabo que estão presentes em cerca de 60% das residências argentinas. E, na opinião de Marco Patuano, o esforço está dando resultado: ?Estamos tendo sucesso no aumento da penetração e com a competição os preços estão diminuindo. Hoje uma banda larga de 640 kbps está em torno de US$ 15?.
Vale lembrar que o México aprovou nesta terça, 9, o modelo de regulamentação para o triple-play, que permitirá à Telmex (incumbent naquele país) oferecer oferta convergente de serviços de voz, dados e vídeo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!