Anatel inicia consulta sobre simplificação de regras de uso de espectro

A Anatel iniciou nesta quinta-feira, 3, a consulta pública nº 39/2023, que pretende receber contribuições da sociedade sobre a proposta de Ato de Requisitos Técnicos e Operacionais de Uso das faixas de frequências associadas aos serviços de interesse coletivo: telefonia móvel, telefonia fixa, banda larga fixa e TV por Assinatura.

O Ato colocado para consulta pública pela agência reguladora pretende consolidar em um único instrumento todos os requisitos técnicos de uso das faixas de radiofrequências associadas a esses serviços. Com isso, a Agência complementa arranjos tráfego de radiofrequências já estabelecidos no Regulamento de Condições de Uso de Radiofrequências, além de ampliar a transparência regulatória e facilitar o acesso às regras para uso do espectro pelo setor regulado.

Com a medida, a agência pretende simplificar o arcabouço normativo vigente e facilitar o acesso e o entendimento das regras para os grupos interessados. "A proposta tem como fundamento o atendimento ao modelo de gestão do espectro atualmente adotado pela Agência, que estabelece que requisitos eminentemente técnicos sejam tratados no âmbito da Superintendência de Outorga e Recursos à Prestação, por meio da edição de atos", explica a Anatel no seu comunicado.

Notícias relacionadas

Contribuições e comentários da sociedade à Consulta Pública nº 39/2023 serão recebidos, por meio do sistema Participa Anatel, por 45 dias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!