Em Taiwan, Nokia testa agregação de 700 MHz e 3,5 GHz em 5G standalone

Foto: https://www.flickr.com/photos/137596559@N07/

A Nokia e a operadora asiática Taiwan Mobile concluíram uma ligação 5G a partir da agregação de portadoras (carrier aggregation) de 700 MHz e 3,5 GHz em uma rede standalone.

A agregação das duas faixas de espectro combinou as bandas de frequência para taxas mais altas e maior cobertura, oferecendo capacidade de rede superior e maximizando a eficiência espectral do 5G.

Segundo a dupla, é a primeira vez que o carrier aggregation é usado com sucesso em equipamentos New Radio, que suportam as redes de acesso 5G. A técnica de agregação de portadoras é utilizada para o LTE Advanced, utilizado pelas operadoras brasileiras com o nome comercial de "4,5G".

Notícias relacionadas

O teste bem-sucedido foi realizado com a arquitetura AirScale da Nokia. A Taiwan Mobile também utiliza soluções core e IP Multimedia Subsystem (IMS) 5G da fornecedora finlandesa.

Os investimentos fazem parte da estratégia de um "super 5G" na ilha asiática; com serviço disponível desde junho de 2020, a operadora somava cerca de 600 mil assinantes na tecnologia em março.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!