Serviço de banda larga via satélite da Hughes, a HughesNet alcançou a marca de 5 mil cidades brasileiras cobertas, afirmou a operadora nesta quarta-feira, 3. Em julho, a operação comercial também completa três anos de presença no País. Até maio, o serviço somava 152 mil assinantes, de acordo com dados da Anatel.
O foco da HughesNet são propriedades distantes dos grandes centros urbanos, especialmente na área rural. Para tal, a empresa conta com capacidade de atendimento de até 90% da população nacional. A abrangência é possível graças ao lançamento do satélite Hughes 63W (ou Telstar 19 Vantage), no ano passado. Antes, em 2016, a operadora já havia lançado o Hughes 65W, que marcou o início dos serviços de Internet via satélite B2C no Brasil. Já para 2021 está previsto o lançamento do satélite Jupiter 3 (ou Echostar XXIV), que utilizará tecnologia de ultradensidade (UHDS), atendendo praticamente todos os países das Américas.
Em maio, a Hughes também anunciou participação majoritária em joint-venture com a Yahsat para o Brasil. Juntas, as duas operadoras satelitais devem buscar uma "musculatura e volume suficientes para competir com tecnologias que não sejam de satélite".