A Nokia fechou o ano passado com um market share global de 30,7% dos handsets mundiais (34,8% em 2003). A empresa finlandesa conseguiu se recuperar da crescente queda de mercado registrada no ano passado e obteve um market share de 33% no último trimestre de 2004. No ano passado, a Nokia vendeu 207 milhões de aparelhos. Segundo dados de relatório do Gartner, o mercado de celulares excedeu as expectativas mais otimistas no ano passado, com fortes vendas de reposição e de adição de novos clientes, especialmente em mercados emergentes como a América Latina. A Nokia conseguiu estabilizar seu market share após chegar a um percentual mundial de 28,% em função dos lançamentos que combinaram produtos de alto e baixo valor, além de ceder às pressões mercadológicos e investir em aparelhos do tipo clam shell.
Motorola
A Motorola, segundo no ranking global de aparelhos, ficou com um market share de 15,4%, com vendas de 104 milhões de handsets. A empresa ambém recuperou posição em relação à Samsung porque revitalizou seu portfolio e registrou fortes vendas na Europa e EUA, além de prosseguir com uma estratégia agressiva de preços em mercados como América Latina e Ásia/Pacífico.