Nokia refaz estratégia e recupera market share mundial

A Nokia fechou o ano passado com um market share global de 30,7% dos handsets mundiais (34,8% em 2003). A empresa finlandesa conseguiu se recuperar da crescente queda de mercado registrada no ano passado e obteve um market share de 33% no último trimestre de 2004. No ano passado, a Nokia vendeu 207 milhões de aparelhos. Segundo dados de relatório do Gartner, o mercado de celulares excedeu as expectativas mais otimistas no ano passado, com fortes vendas de reposição e de adição de novos clientes, especialmente em mercados emergentes como a América Latina. A Nokia conseguiu estabilizar seu market share após chegar a um percentual mundial de 28,% em função dos lançamentos que combinaram produtos de alto e baixo valor, além de ceder às pressões mercadológicos e investir em aparelhos do tipo clam shell.

Motorola

A Motorola, segundo no ranking global de aparelhos, ficou com um market share de 15,4%, com vendas de 104 milhões de handsets. A empresa ambém recuperou posição em relação à Samsung porque revitalizou seu portfolio e registrou fortes vendas na Europa e EUA, além de prosseguir com uma estratégia agressiva de preços em mercados como América Latina e Ásia/Pacífico.

Notícias relacionadas
Os demais fornecedores ficam assim classificados no ano passado: Samsung, com 12,6% de market share global, com 85 milhões de terminais vendidos; Siemens, com 7,2% e 48 milhões de aparelhos comercializados; LG, com 6,3% de mercado e vendas de 42,2 milhões; e Sony Ericsson, com 6,2% e venda de 42 milhões de aparelhos. Os demais fabricantes mundiais responderam pelos 21,6% restantes do mercado, com vendas de 144 milhões de celulares.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!