EUA prevê lançar cinco satélites para atender demanda por banda larga

Depois da saturação da banda C e capacidades quase esgotadas da banda KU, uma das saídas, nos Estados Unidos e na Europa, foi o lançamento de satélites exclusivos para a banda KA, voltada para a oferta de serviços de banda larga em alta velocidade.
Os EUA já contam com dois satélites exclusivos para o serviço ofertado principalmente para regiões altamente povoadas e zonas rurais. Para ser viável o serviço precisa de pelo menos 3 milhões de usuários. Nos EUA com 112 milhões de residências, pelo menos 60 milhões já contam com bons serviços de cabo, DSL ou fibra com velocidades de 5 Mbps a 10 Mbps. "Mas há 40 milhões de residências nos subúrbios ainda não atendidos com pelo menos 11 milhões a 15 milhões de consumidores potenciais de banda larga", afirmou Paulo Sandoval, da Viasat, durante sua apresentação sobre a banda KA no 8º Congresso Latino-Americano de Satélites 2008.
Para atingir o contingente de 11 milhões de consumidores estão previstos o lançamento de cinco satélites só para a banda KA. Um dos players desse mercado é a Wild Blue que lançou o Anik F2 para atender 45 milhões de usuários. "Como a demanda por capacidade de banda deve dobrar até 2011 esses lançamentos se justificam também para atender regiões altamente povoadas que demandam velocidades de 5 Mbps a 10 Mpbs nos EUA e na Europa", explica Sandoval.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!