Embraer e Viasat assinam contrato para capacidade em jatos executivos

A Embraer assinou com a operadora satelital norte-americana Viasat contrato para embarcar comunicação em banda Ka em jatos executivos. A fabricante brasileira de aviões será a primeira OEM a implantar a solução de banda larga, que estará disponível nos modelos Legacy 450 e 500. Por meio do sistema Global Aero Terminal 5510, as aeronaves se conectarão aos satélites ViaSat-1 e 2, além de plataformas de banda Ka na Europa, e será compatível com a futura constelação ViaSat-3, que será composta por três satélites de cobertura global com capacidade de 1 Tbps cada.

Vale lembrar que a Embraer é sócia da Telebras na joint-venture Visiona, responsável pela transferência de tecnologia do satélite geoestacionário de defesa e comunicações (SGDC), mas o uso do satélite brasileiro não é mencionado na parceria. O artefato, por sua vez, teria a capacidade comercial utilizada pela Viasat no contrato suspenso judicialmente com a Telebras. A Embraer é uma empresa de capital aberto e atua nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola e projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer suporte e serviços de pós-venda.

Em comunicado nesta segunda-feira, 28, a Embraer e a Viasat afirmam se tratar do primeiro contrato para conectividade embarcada com banda Ka em linha de jatos executivos médios. A velocidade inicial esperada é de 16 Mbps, mas com promessa de aumentar conforme as empresas adicionam mais capacidade satelital. A operadora norte-americana oferecerá ainda recurso de streaming de TV ao vivo.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!