Anatel autoriza empresa de satélite russo a operar no Brasil nas bandas C e Ku

Satélite StarOne D2. Foto: Reprodução Embratel

A Anatel autorizou, por meio de ato publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira, 2, a empresa Russian Satellite Communications Company (RSCC) a operar o satélite Express AM8, ocupando a posição orbital 14°O, até 1º de dezembro de 2033. No Brasil, a RSCC é representada pela empresa Romantis Brasil.

A autorização da Anatel permite à empresa russa operar frequências nas bandas C e Ku, ocupando as faixas de 6.280 a 6.320 MHz (enlace de subida) e 3.955 a 3.995 MHz (enlace de descida), correspondentes à banda C, e as faixas de frequências 14.377,85 a 14.413,85 MHz (enlace de subida) e 11.577,85 a 11.613,85 MHz (enlace de descida), na banda Ku.

Segundo André Balthazar, diretor da Romantis, a proposta é ampliar o atendimento para a área da Amazônia Legal, ofertando serviços para pequenas empresas de radiodifusão dessa área. "Nosso satélite cobre todo o Brasil. Temos clientes de serviços de radiodifusão, pequenos broadcasters, nos estados de São Paulo, Piauí, Maranhão, Pará e Pernambuco. Mas queremos ampliar o serviços para a Amazônia legal", explicou Balthazar.

Notícias relacionadas

O satélite Express AM8 tem oito transpordes de 40 MHz de banda C standard e dois transponders de 54 MHz cada, para a banda Ku. "Nosso satélite tem muita capacidade. E por isso, podemos oferecer preços mais competitivos para essas pequenas emissoras", disse o diretor da Romantis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!