A ampliação da disponibilidade de redes 5G no Brasil está impulsionando a compra dos aparelhos celulares compatíveis com a tecnologia. É o que diz o mais recente levantamento da consultoria GfK: as vendas de smartphones 5G cresceram 113% no primeiro semestre deste ano e devem alcançar a dos dispositivos 4G até o final do primeiro trimestre de 2024. O aumento se deve também ao fato de que cada vez mais os dispositivos comercializados passam a ter o acesso à rede 5G.
Os dados confirmam tendência observada já em 2022, quando começou a implementação da rede no Brasil – levando as vendas no primeiro semestre a cresceram em 230%. No ano passado, havia apenas 54 modelos de aparelhos homologados pela Anatel. Atualmente, são 130 celulares.
"O fato de a indústria investir em smartphones com preços mais acessíveis também ajuda a dar projeção nas vendas, que ganham ainda mais alcance com uma comunicação completa dos benefícios da nova rede para a vida desse consumidor", diz Fernando Baialuna, diretor de Consultoria e Varejo da GfK para América Latina.
Baialuna explica que, no início, o preço mínimo de um aparelho compatível com a rede era de R$ 3.500. Hoje, é possível adquirir modelos por menos de R$ 2.500.
"Olhando daqui para frente, até o próximo ano, a gente vai ter uma escalada. Serão cada vez mais cidades com rede e os aparelhos com preços acessíveis", afirma o diretor. No dia 31 de julho houve a liberação do sinal em mais 102 municípios do país – no total, são 1712 cidades autorizadas para receber o 5G -, o que mostra novas oportunidades para o setor. "Agora, cabe tanto à indústria quanto ao varejo trabalhar em uma comunicação efetiva para fazer com que o consumidor compreenda o real benefício do 5G na sua vida", conclui.