Venda de smartphones 5G cresce 113% no primeiro semestre 

Foto: Freepik

A ampliação da disponibilidade de redes 5G no Brasil está impulsionando a compra dos aparelhos celulares compatíveis com a tecnologia. É o que diz o mais recente levantamento da consultoria GfK: as vendas de smartphones 5G cresceram 113% no primeiro semestre deste ano e devem alcançar a dos dispositivos 4G até o final do primeiro trimestre de 2024. O aumento se deve também ao fato de que cada vez mais os dispositivos comercializados passam a ter o acesso à rede 5G.

Os dados confirmam tendência observada já em 2022, quando começou a implementação da rede no Brasil – levando as vendas no primeiro semestre a cresceram em 230%. No ano passado, havia apenas 54 modelos de aparelhos homologados pela Anatel. Atualmente, são 130 celulares.

"O fato de a indústria investir em smartphones com preços mais acessíveis também ajuda a dar projeção nas vendas, que ganham ainda mais alcance com uma comunicação completa dos benefícios da nova rede para a vida desse consumidor", diz Fernando Baialuna, diretor de Consultoria e Varejo da GfK para América Latina.

Notícias relacionadas

Baialuna explica que, no início, o preço mínimo de um aparelho compatível com a rede era de R$ 3.500. Hoje, é possível adquirir modelos por menos de R$ 2.500.  

"Olhando daqui para frente, até o próximo ano, a gente vai ter uma escalada. Serão cada vez mais cidades com rede e os aparelhos com preços acessíveis", afirma o diretor. No dia 31 de julho houve a liberação do sinal em mais 102 municípios do país – no total, são 1712 cidades autorizadas para receber o 5G -, o que mostra novas oportunidades para o setor. "Agora, cabe tanto à indústria quanto ao varejo trabalhar em uma comunicação efetiva para fazer com que o consumidor compreenda o real benefício do 5G na sua vida", conclui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!