Para MCom, debate sobre 'fair share' não deve ser o objetivo principal com Anatel

Foto: Teletime

O diretor de Investimento e Inovação do Ministério das Comunicações, Pedro Lucas da Cruz Pereira Araújo, disse que o debate sobre "fair share" não deve ser o foco das discussões atuais no setor de telecom. Para o diretor, o padrão da oferta de serviços que as operadoras oferecem aos consumidores deve estar em primeiro plano. A declaração foi dada nesta terça-feira, 1, durante o seminário Desafios do Ecossistema Digital: Redes, Plataformas e Novos Serviços – na sede da Anatel, em Brasília.

Para o diretor, por mais que o processo de otimização das estruturas de custos e o foco em medidas de compartilhamento de infraestrutura sejam importantes, o objetivo central dos órgãos é a inclusão digital e conectividade para todos. "Ainda tem dever de casa para ser feito do ponto de vista das empresas e das prestadoras de serviços de telecomunicações, que é realmente mudar a proposta de valor que elas apresentam para os seus clientes", ponderou o diretor do Mcom.

Apesar disso, a criação de alguma política pública baseada na visão apresentada pelo Ministério das Comunicações não está em análise. Pedro Lucas disse ainda que o setor de telecomunicações, por si só, é o elemento do ecossistema que "hoje contribui com os mecanismos de políticas públicas, com os fundos setoriais".

Notícias relacionadas

A prática do "fair share", que propõe que as grandes plataformas digitais sejam responsáveis por arcar com parte dos custos de atualização e manutenção da infraestrutura de redes, tem sido alvo de debate entre as operadoras no Brasil – que tentam expandir cobertura de internet em novas localidades, ao mesmo tempo que são pressionadas pela necessidade de aumento da capacidade da rede já existente.

"Se a gente ficar discutindo esse tema sob o prisma de que alguém tem que perder para alguém poder ganhar, nós não vamos sair do lugar. A gente tem que conseguir fazer todo mundo ganhar. Isso é impossível, será?", questionou o presidente do Conselho Consultivo da Anatel, Leonardo Bortoletto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!