Google atualizará reconhecimento de fala para concorrer com a Siri

Para ativar o recurso de assistente pessoal controlado por voz no Android, o usuário antes precisava entrar no aplicativo do Google Search ("Pesquisa Google") ou, em alguns dispositivos mais recentes, por meio do launcher na tela inicial. A companhia anunciou nesta quarta, 2, que, a partir da próxima semana, o recurso nos dispositivos com o sistema operacional na versão KitKat estará disponível a partir de qualquer tela, mesmo utilizando outros apps, ou quando o aparelho estiver carregando a bateria. Basta falar "Ok Google" e a função é ativada.

Notícias relacionadas
Para usar essa função, é preciso ter, além da versão atualizada do Android, a versão 3.5 do aplicativo Google Search. Dentro do app, no ícone de Configurações (Settings, fica na parte inferior direita do aplicativo, após os "cartões"), procure pelo menu Pesquisa & Now (Search & Now), depois Voz (Voice) e Detecção do "Ok Google" ("Ok Google" Detection), marcando a opção Em qualquer tela (From any screen). Uma vez ativado, o app levará à tela de Audio History, na qual será preciso falar três vezes "Ok Google" para que o sistema reconheça melhor a voz do usuário.

Como o recurso ainda não funciona para o idioma português brasileiro, não é possível ativá-lo.  Em um primeiro momento, a função estará disponível somente para quem utiliza o aplicativo em inglês dos Estados Unidos. Uma vez liberado, é possível testar selecionando esse idioma no próprio menu Pesquisa & Now.

Concorrência

Com a novidade, o Google Now entra de vez na briga pelos assistentes de voz com a Siri, da Apple, e a Cortana, da Microsoft para o Windows Phone. A diferença é que o sistema do Google não necessita de nenhum comando físico – basta falar "Ok Google" e ele é ativado. A empresa promete trazer as funcionalidades do aplicativo, incluindo as buscas contextuais: se o usuário perguntar "como está o tempo em São Paulo", ele apresenta a previsão do clima para a capital paulista, por exemplo.

No entanto, a Siri já conta com esse tipo de recurso desde 2011, além de outras utilidades como a possibilidade de ler e responder mensagens, ou a busca contextual mais profunda: perguntando "vou precisar levar o guarda-chuva para o trabalho?", ela responde com a previsão de precipitação de acordo com a localização do GPS.

A Apple promete ainda novas funções com a futura atualização para o iOS 8, como a ativação por voz via "Hey Siri". Além disso, possuirá resposta em tempo real do reconhecimento das palavras, o que significa que o usuário não precisará esperar o processamento para ler o que ela "entendeu" que foi dito. A novidade principal, entretanto, é que a Siri vai trazer a ferramenta Shazam integrada, o que permitirá o reconhecimento de músicas.

Para os brasileiros, entretanto, nenhuma dessas está disponível. Há indícios que a Apple implantará o português do Brasil em uma futura atualização, mas não é nada garantido. Segundo o site da Exame na semana passada, a empresa abriu vaga para um engenheiro brasileiro com conhecimentos em Ciências da Computação ou Energia Elétrica com o intuito de melhorar o reconhecimento de voz e o processamento da linguagem. Isso seria corroborado pelo recente anúncio oficial da função de ditado em português no iOS 8.

Por outro lado, não se sabe se o Google permitirá a utilização do "Ok Google" no nosso idioma. Mas não deverá demorar tanto, já que a busca por voz no próprio aplicativo (e mesmo em versões de apps para iOS) já são compatíveis com o português brasileiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!