Tekelec espera portabilidade para 2006

O engenheiro de vendas Carlos Schifferli Lopes, da Tekelec, acredita que as especificações e regulamentação da portabilidade numérica serão preparadas este ano pela Anatel e implantadas a partir de 2006. Ele espera que a agência aproveite a renovação do contrato de concessão das fixas para fixar como será a base centralizada de dados, as mudanças na rede e a forma de tarifar a portabilidade para estabelecer as regras para então, finalmente, implementar a portabilidade no Brasil.
Nos EUA, segundo o executivo Joni King Brooks, gerente de comunicações e marketing da Tekelec, a Federal Communications Comission (FCC) fez uma concorrência pública para escolher a empresa que administra a base de dados dos assinantes portados. Lá, o país foi dividido em sete diferentes regiões e a operadora se conecta à esta empresa gerenciadora de numéros e paga por essa conexão de acordo com a região em que atua. Atualmente, o assinante norte-americano paga, sem exceção, US$ 0,90 pelo serviço de portabilidade numérica. No Brasil, a Tekelec fez uma portabilidade numérica sob medida para as operadoras que migram suas bases TDMA para GSM, como a TIM, Claro e Telemig Celular. Os EUA têm, atualmente, uma base de 196 milhões de assinantes móveis.

SIP

Notícias relacionadas

A persepectiva da Tekelec para as redes móveis é evolução da arquitetura das redes, baseada em sinalização SIP. Com essa arquitetura, e sob a tecnologia IMS (IP Multimedia Subsystem), padronizada pela associação 3GPP (de 3G), as teles móveis suportarão serviços multimídia sob a plataforma IP. Atualmente, a arquitetura das redes suporta apenas serviços de voz sobre IP (VoIP).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!