CPQD inaugura laboratório para certificação de aparelhos 5G

O CPQD inaugura neste mês o primeiro laboratório voltado à certificação de conformidade de terminais 5G para homologação na Anatel. A entidade anunciou nesta terça-feira, 1º, que fez investimento em uma plataforma para os ensaios de testes de aparelhos celulares e estações terminais de acesso (ETAs), que são os modens e placas embarcadas em notebooks, veículos etc.

Conforme explicou ao TELETIME o gerente de avaliação de conformidade do CPQD, Luiz Rômulo Guidugli Filho, a entidade utilizou investimento de capital próprio para atender aos requisitos que a Anatel estabeleceu para a certificação dos terminais. Esses requisitos foram decididos pelo conselho diretor em junho, e estão nos atos 31513152

Os ensaios de avaliação da conformidade contemplam testes funcionais, de compatibilidade eletromagnética, de segurança elétrica e de exposição humana a campos elétricos, magnéticos e eletromagnéticos.

Notícias relacionadas

"Nossa previsão é de estar em operação até o final de dezembro, começando com um primeiro equipamento que já estamos negociando com clientes para rodar ensaios", afirma. O processo para montagem do equipamento do laboratório, diz o gerente do CPQD, não chegou a ser afetado pela pandemia até o momento.

Além desse laboratório novo, a Anatel ainda conta com os do Instituto Eldorado para ensaios de terminais. Rômulo Guidugli acredita, contudo, que haverá capacidade para atender a demanda. "Os investimentos nesses equipamentos de ensaio são muito pesados. Nossa estratégia de entrada foi realmente começar trazendo a primeira plataforma, e depois faremos um 'ramp-up' disso", disse. 

ERBs

Futuramente, o CPQD pretende atuar com parcerias para aquisição de mais plataformas, tanto para atender a demanda com a futura chegada de mais terminais, quanto para a rede de acesso. O ato 3153, proferido pela Anatel também em junho, já estabelece os parâmetros para a certificação de estações radiobase (ERBs) 5G, também chamadas de gNodeB.  

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!