O CPQD inaugura neste mês o primeiro laboratório voltado à certificação de conformidade de terminais 5G para homologação na Anatel. A entidade anunciou nesta terça-feira, 1º, que fez investimento em uma plataforma para os ensaios de testes de aparelhos celulares e estações terminais de acesso (ETAs), que são os modens e placas embarcadas em notebooks, veículos etc.
Conforme explicou ao TELETIME o gerente de avaliação de conformidade do CPQD, Luiz Rômulo Guidugli Filho, a entidade utilizou investimento de capital próprio para atender aos requisitos que a Anatel estabeleceu para a certificação dos terminais. Esses requisitos foram decididos pelo conselho diretor em junho, e estão nos atos 3151 e 3152.
Os ensaios de avaliação da conformidade contemplam testes funcionais, de compatibilidade eletromagnética, de segurança elétrica e de exposição humana a campos elétricos, magnéticos e eletromagnéticos.
"Nossa previsão é de estar em operação até o final de dezembro, começando com um primeiro equipamento que já estamos negociando com clientes para rodar ensaios", afirma. O processo para montagem do equipamento do laboratório, diz o gerente do CPQD, não chegou a ser afetado pela pandemia até o momento.
Além desse laboratório novo, a Anatel ainda conta com os do Instituto Eldorado para ensaios de terminais. Rômulo Guidugli acredita, contudo, que haverá capacidade para atender a demanda. "Os investimentos nesses equipamentos de ensaio são muito pesados. Nossa estratégia de entrada foi realmente começar trazendo a primeira plataforma, e depois faremos um 'ramp-up' disso", disse.
ERBs
Futuramente, o CPQD pretende atuar com parcerias para aquisição de mais plataformas, tanto para atender a demanda com a futura chegada de mais terminais, quanto para a rede de acesso. O ato 3153, proferido pela Anatel também em junho, já estabelece os parâmetros para a certificação de estações radiobase (ERBs) 5G, também chamadas de gNodeB.