Copel investe R$ 7,5 milhões em sistema DWDM para ampliar backbone

A Nokia Siemens Networks (NSN) anunciou nesta terça, 1º, que fechou um contrato de dois anos com a Copel Telecom para fornecimento de equipamentos DWDM hiT 7300 para reduzir custos de transporte de dados e aumentar a capacidade da rede que cobre 92% do PIB do Paraná. O contrato prevê ainda o uso da ferramenta de planejamento de rede óptica TransNet, para otimizar o rollout e reduzir os custos de operação e o custo total de propriedade (TCO); e o TNMS, Sistema de Gerenciamento de Rede de Telecomunicações. A Copel desembolsou cerca de R$ 7,5 milhões na aquisição do sistema DWDM.
De acordo com a NSN, os equipamentos DWDM que foram adquiridos para ampliar a capacidade de cerca de 3 mil km de redes de fibra óptica do backbone da Copel Telecom já foram instalados e estão em operação. O objetivo é estender a oferta de banda larga ultrarrápida a uma maior base de clientes e a um custo mais acessível.
Segundo dados do Atlas Brasileiro de Telecomunicações 2011, ao final do ano passado a Copel Telecom somava 6,2 mil km de fibras ópticas instalados em seu backbone e outros 10,9 mil km de fibras em redes de acesso em todo o estado do Paraná.

Notícias relacionadas
Plano antigo
A ideia de cobrir todas as 399 cidades do Paraná com sua rede de fibra óptica até 2012 e oferecer super velocidades, que vão de 10 Mbps a 100 Mbps foi adiantada à Revista TELETIME ainda em dezembro de 2009, numa entrevista feita com o então superintendente de telecomunicações da Copel, Carlos Eduardo Moscalewsky.
Naquela ocasião, Moscalewsky revelou que a Copel planejava expandir a capacidade do anel central de sua rede de 10 Gbps para 40 x 10 Gbps com a instalação de equipamentos DWDM, ativando inicialmente apenas oito canais, elevando assim a capacidade da rede para 80 Gbps.
A estratégia das ultravelocidades passa primeiro pela oferta ao mercado corporativo e a órgãos públicos do Paraná para só então chegar com fiber-to-the-home (FTTH) ao mercado residencial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!