Anac libera eletrônicos durante pousos e decolagens

A partir desta quinta, 30, todas as companhias aéreas brasileiras poderão solicitar à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), de forma mais simplificada, a liberação de eletrônicos a bordo em todas as fases do voo. Esses eletrônicos incluem celulares, tablets, câmeras fotográficas, entre outros.

Notícias relacionadas
Para obter a autorização e permitir que os passageiros sejam beneficiados, as empresas aéreas devem cumprir os requisitos exigidos nos normativos já existentes da Anac, que incubem as companhias da responsabilidade por assegurar que o uso desses equipamentos pelos passageiros em todas as fases do voo não cause interferências nos sistemas de comunicação e navegação de suas aeronaves.

Atualmente, o uso de dispositivos eletrônicos portáteis a bordo de aeronaves possui diversas limitações. Os celulares, por exemplo, só podem ser usados em modo avião durante a fase de cruzeiro. Durante a decolagem e pouso eles devem ser mantidos desligados.

A Anac ainda deverá publicar uma instrução suplementar regulamentando a medida, que vai auxiliar as companhias aéreas brasileiras a realizar uma análise de sua frota, determinando se é segura a expansão do uso desses eletrônicos a bordo em outras fases de voo, além da fase de cruzeiro.

A depender da análise da frota das companhias, poderá ser autorizado o uso dos celulares em modo avião em todas as fases do voo e poderá ser permitido o uso de aparelhos celulares com o modo de transmissão ativado após o pouso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!