Faixa de 700 MHz já pode ser usada pelas teles em quatro capitais; será o teste definitivo para eventuais interferências

Após a limpeza do espectro decorrente do processo de switch-off da TV analógica, as frequências de 700 MHz nas regiões metropolitanas de São Paulo, Porto Alegre, Curitiba e Belo Horizonte já estão aptas para operar o serviço de banda larga  móvel em 4G. O anúncio, feito pelo presidente da Anatel, Juarez Quadros, ocorreu durante audiência publica na Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira, 29.

As cidades são especialmente importantes porque, por serem os maiores centros urbanos do país e terem o espectro bastante congestionado, são as mais suscetíveis a possíveis problemas de interferência do LTE na recepção dos sinais de TV. A Empresa Administradora da Digitalização (EAD), que fez o trabalho de distribuição dos kits de recepção pela Seja Digital, é a responsável pelo trabalho de mitigação de interferências, se houver, por meio do seu braço operacional "TV Perfeita", que até aqui praticamente não teve trabalho. O teste de força será nestas grandes regiões metropolitanas.

As capitais passam a ter a frequência liberada após o desligamento do sinal analógico de TV que vinha ocupando a faixa. "Com esta liberação, outros serviços, como banda larga móvel, poderão ser oferecidos à população que demanda por Internet de alta velocidade", reiterou o dirigente.

Notícias relacionadas

O anúncio de Quadros ocorre na véspera do desligamento do sinal analógico em 88 municípios dos estados do Amazonas, Pará, Sergipe, Paraíba, Alagoas, Rio Grande do Norte e Piauí, alcançando um total de 11 milhões de pessoas.

Quadros também revelou que a programação prevê o switch-off no dia 14 de agosto nas capitais Campo Grande, Palmas, Rio Branco, Porto Velho, Boa Vista e Macapá, a depender do atingimento dos índices de penetração dos equipamentos para recepção de TV digital. A etapa final de desligamento deverá ocorrer entre os meses de novembro e dezembro em municípios no interior de São Paulo, Paraná e Rio do Grande do Sul. (Colaborou Samuel Possebon)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!