Telefônica reduz em mais de 50% as reclamações de clientes

A Telefônica conseguiu reduzir em mais de 50% o volume de reclamações de clientes depois de implantar a solução de Business Process Management (BPM), o Tibco Staffware Process Suite. A maior parte das queixas era referente à cobrança por serviços cancelados. A conta era emitida antes que o cancelamento do serviço fosse informado à área específica. As demais reclamações são motivadas por ações que fogem a esse processo.
A operadora contratou a Officeware, especializada em tecnologia da informação aplicada a processos de negócios, e juntas encontraram uma solução. Foram redesenhados todos os procedimentos que envolviam os principais motivos de queixas em sete produtos (terminal, 0800, serviço de linha dedicada digital e analógica, Multilink, Speedy e discagem direta ao ramal).
A parte inicial do projeto, referente a diagnóstico e motivo das reclamações, exigiu investimentos de R$ 1,5 milhão, disse o diretor-geral de organização e processos da Telefônica, Eduardo Margara. A segunda etapa expandiu a solução BPM também para comercialização. O objetivo agora é que o processo disperso relativo a esses produtos seja concentrado num único front end. Assim, o gerente terá que entrar sempre no mesmo sistema para processar o pedido do cliente em todos os níveis necessários.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!