OUTROS DESTAQUES
Fornecedores
Venda de acessórios para celular deve triplicar em 2008 no País
segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008 , 19h38 | POR ANA LUIZA MAHLMEISTER

Integrado aos novos recursos de foto, música, vídeo e localização, os fabricantes de celulares apostam em uma nova gama de acessórios que começam a ganhar mercado associados à venda do aparelho. Mundialmente, os fabricantes projetam receita de US$ 40 bilhões neste ano só com acessórios. Esta área, que durante muito tempo significava apenas baterias e cabo de dados, deu um salto com a oferta de acessórios Bluetooth.
A Motorola, por exemplo, prevê triplicar a receita neste segmento no País, embora não revele números. Luiz Sales, gerente de acessórios da companhia, aponta como uma das razões a popularização da tecnologia Bluetooth, fazendo com que a empresa traga uma série de novidades em 2008. No mês que vem, por exemplo, chega ao mercado um fone de ouvido Bluetooth por R$ 99 – a média atual de preço é R$ 300. Sales acredita que a queda de preço aumentará a popularização do produto. A empresa também vai lançar uma série de fones Bluetooth mais sofistivados, mono e estéreo, para música, como o S-9 (estéreo), que custa R$ 399. Com cartão de memória com músicas, rigtones e clips sai por R$ 429.

GPS

A área de acessórios veiculares também está no topo da previsão de vendas para 2008, incluindo GPS conectado ao celular ou independente do aparelho. Em um mês, a Motorola lançará o Bluetooth GPS que, conectado ao MotoQ, permitirá navegação visual (no mapa), ou por voz, que custará R$ 1,7 mil (sem subsídio). Poderá funcionar com outros smartphones, o que amplia seu mercado.
Na Nokia, o segmento de acessórios foi dividido em quatro áreas com destaque para a automotiva e de música. ?Em dois anos, a demanda cresceu muito em função de lançamentos como o Nokia-95 que integra música, vídeo e áudio streaming, além de outros aparelhos, os quais os acessórios agregam mais valor?, afirma Rodrigo Link, gerente da área de acessórios da Nokia. A empresa também aposta em fones para música tipo Bluetooth e acessórios para navegação com GPS, como o navegador M-500 portátil, veicular, cujas vendas começam em abril.
?O diferencial é a tela de 4,3 polegadas com Bluettoth integrado que pode se conectar ao celular, mas funciona também de forma independente?, diz o executivo.?Todos os celulares da Nokia Série 60 trazem software que permite navegação, abrindo um leque de opções de acessórios?, afirma Link. A empresa também oferece kits veiculares para viva voz que têm registrado crescimento de vendas em torno de três dígitos.
Outra estratégia da Nokia para 2008 é a música, com MP3 embarcado, com o lançamento de caixas de som (speakers) e fones de ouvido estéreo. A empresa lançou recentemente a caixa de som MB5W (menor que um celular) que se conecta ao aparelho com ou sem fio.

Terceirização

A escassez de acessórios da LG no mercado fez a companhia terceirizar essa área em 2007. A empresa contratou uma importadora, a DTB Comércio e Importadora, que se responsabiliza pela entrada dos produtos no País e provê estoque para as distribuidoras. Marcelo Murilo, gerente da MDX, uma das distribuidoras da marca, diz que com a estratégia a empresa conseguiu estabilizar o suprimento de acessórios e diminuir a pirataria. Segundo o executivo, o carro-chefe deste ano serão acessórios Bluetooth para música e cabo de dados para descarga de fotos do celular para o computador.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS

O mercado de TV por assinatura mudou. Operadores, programadores e canais se adaptam a um novo tempo em que a não-linearidade, a distribuição multiplataforma e novas formas de engajamento e interação entre telespectadores e conteúdos passa a ser a regra. Neste evento, uma reflexão sobre o presente e o futuro da indústria no Brasil, seus principais desafios, os caminhos que estão surgindo, as principais inovações e as tendências globais mais relevantes. Um evento organizado com a expertise e a curadoria editorial das publicações TELA VIVA, PAY-TV e TELETIME. Mais informações pelo email eventos@teletime.com.br

30 de julho a 31 de julho
WTC Events Center – São Paulo, SP, SP, Brasil
EVENTOS

O mercado de TV por assinatura mudou. Operadores, programadores e canais se adaptam a um novo tempo em que a não-linearidade, a distribuição multiplataforma e novas formas de engajamento e interação entre telespectadores e conteúdos passa a ser a regra. Neste evento, uma reflexão sobre o presente e o futuro da indústria no Brasil, seus principais desafios, os caminhos que estão surgindo, as principais inovações e as tendências globais mais relevantes. Um evento organizado com a expertise e a curadoria editorial das publicações TELA VIVA, PAY-TV e TELETIME.

30 de julho a 31 de julho
WTC Events Center – São Paulo, SP, SP, Brasil
Top