OUTROS DESTAQUES
Estratégia
Telefónica anuncia spin-off para infraestrutura de torres e cabos submarinos
quarta-feira, 10 de Fevereiro de 2016 , 14h03

A Telefónica anunciou nesta quarta-feira, 10, a criação de uma nova companhia global dedicada a "certos ativos de infraestrutura" do grupo espanhol, que no Brasil controla a Vivo. Batizada de Telxius, ela fará a gestão da infraestrutura para otimizar o portfólio da empresa e abrir oportunidades para expansão com aquisição de ativos de terceiros. O então diretor financeiro (CFO) da Telefônica Brasil, Alberto Horcajo, foi nomeado como CEO da nova unidade de negócios.

A Telxius vai gerenciar os ativos de forma "mais especializada e focada" com o objetivo de incrementar os serviços prestados a outras operadoras, melhorar a rentabilidade sobre o capital empregado e poder participar "de maneira mais ativa nas oportunidades de crescimento existentes no setor, incluindo a possibilidade de incorporar ativos de terceiros".

Os ativos da nova empresa deverão agrupar cerca de 15 mil torres, assim como a rede internacional de 31 mil km de fibra ótica submarina do grupo – como o cabo SAM-1, que conecta os Estados Unidos com as Américas Central e do Sul, incluindo o Brasil. A rede internacional do grupo espanhol está presente em 40 países e transporta mais de 4,5 Tbps de tráfego ao ano para as controladas e para outros provedores. O spin-off incorporará os ativos de forma gradual "nos próximos meses", de acordo com comunicado da Telefónica.

Troca de cadeiras

Para o lugar de Alberto Horcajo como CFO na Telefônica Brasil, o Conselho de Administração da companhia nomeou na última segunda-feira, 8, em assembleia, o espanhol David Melcon Sanchez-Friera, que já passou pela subsidiária O2 da República Tcheca. Ele também vai acumular os cargos de diretor de recursos corporativos e de relações com investidores. Enquanto a documentação de Sanchez-Friera não é aprovada, Horcajo permanecerá no cargo na operadora brasileira.

David Melcon Sanchez-Friera é o novo CFO da Telefônica Brasil. Foto: divulgação

David Melcon Sanchez-Friera é o novo CFO da Telefônica Brasil. Foto: Divulgação

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

Top