OUTROS DESTAQUES
Estratégia
Telefónica anuncia spin-off para infraestrutura de torres e cabos submarinos
quarta-feira, 10 de Fevereiro de 2016 , 14h03

A Telefónica anunciou nesta quarta-feira, 10, a criação de uma nova companhia global dedicada a "certos ativos de infraestrutura" do grupo espanhol, que no Brasil controla a Vivo. Batizada de Telxius, ela fará a gestão da infraestrutura para otimizar o portfólio da empresa e abrir oportunidades para expansão com aquisição de ativos de terceiros. O então diretor financeiro (CFO) da Telefônica Brasil, Alberto Horcajo, foi nomeado como CEO da nova unidade de negócios.

A Telxius vai gerenciar os ativos de forma "mais especializada e focada" com o objetivo de incrementar os serviços prestados a outras operadoras, melhorar a rentabilidade sobre o capital empregado e poder participar "de maneira mais ativa nas oportunidades de crescimento existentes no setor, incluindo a possibilidade de incorporar ativos de terceiros".

Os ativos da nova empresa deverão agrupar cerca de 15 mil torres, assim como a rede internacional de 31 mil km de fibra ótica submarina do grupo – como o cabo SAM-1, que conecta os Estados Unidos com as Américas Central e do Sul, incluindo o Brasil. A rede internacional do grupo espanhol está presente em 40 países e transporta mais de 4,5 Tbps de tráfego ao ano para as controladas e para outros provedores. O spin-off incorporará os ativos de forma gradual "nos próximos meses", de acordo com comunicado da Telefónica.

Troca de cadeiras

Para o lugar de Alberto Horcajo como CFO na Telefônica Brasil, o Conselho de Administração da companhia nomeou na última segunda-feira, 8, em assembleia, o espanhol David Melcon Sanchez-Friera, que já passou pela subsidiária O2 da República Tcheca. Ele também vai acumular os cargos de diretor de recursos corporativos e de relações com investidores. Enquanto a documentação de Sanchez-Friera não é aprovada, Horcajo permanecerá no cargo na operadora brasileira.

David Melcon Sanchez-Friera é o novo CFO da Telefônica Brasil. Foto: divulgação

David Melcon Sanchez-Friera é o novo CFO da Telefônica Brasil. Foto: Divulgação

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS

O Painel TELEBRASIL, mais tradicional encontro de posicionamento do setor de telecomunicações, discutirá em 2018 os rumos da indústria depois do ciclo de sucesso completado com os 20 anos da privatização do sistema estatal de telecomunicações. A realidade da Internet das Coisas, a chegada da tecnologia de 5G, a necessidade um ambiente mais flexível e dinâmico para os investimentos essenciais a esta nossa etapa e um modelo preparado para o futuro são alguns dos desafios em debate, com presença dos presidentes das principais empresas prestadoras de serviços e provedoras de tecnologias, além de autoridades, reguladores e especialistas.
Em sua edição de número 62, o Painel TELEBRASIL 2018 ganha um dia a mais de debates, com mais espaço e oportunidades para a troca de informações, relacionamento e atualização, tanto para profissionais da indústria quanto para reguladores e formuladores de políticas, que têm acesso gratuito ao evento (mediante inscrição prévia). É o espaço em que as principais lideranças da indústria marcam posição em relação a estratégias, tecnologias e políticas públicas neste novo ciclo.

22 de Maio a 24 de Maio
Royal Tulip Brasilia Alvorada, DF, Brasil
EVENTOS

Evento oficial da Associação Brasileira de Empresas de Telecomunicações, o Painel TELEBRASIL, mais tradicional encontro de posicionamento do setor. É o espaço em que as principais lideranças da indústria marcam posição em relação a estratégias, tecnologias e políticas públicas.

22 de Maio a 24 de Maio
Royal Tulip Brasilia Alvorada, DF, Brasil
Top