Anatel vai regulamentar compartilhamento e swap de frequência

O conselho diretor da Anatel vai submeter à consulta pública um regulamento que poderá impulsionar os acordos de compartilhamento de rede – conhecido tecnicamente como RAN (Radio Access Network) – e também de espectro. A proposta faz uma alteração no regulamento de uso de espectro e pacifica uma questão que atemorizava as prestadoras: ficou decidido que faixas compartilhadas não contam para o limite de espectro (spectrum cap). “Seria uma limitação não razoável de utilização desse mecanismo e a agência, ao contrário, deve estimulá-lo”, afirmou o conselheiro Rodrigo Zerbone.

As empresas interessadas em compartilhar espectro (o que a agência trata como exploração industrial de radiofrequência), deverão submeter o acordo à anuência prévia da Anatel. Pela proposta inicial, que já havia passado pelas mãos de três conselheiros, a agência criaria uma autorização precária, mas o caminho foi o de desburocratizar. “A agência deve tratar isso com o menor nível de interferência, menor carga regulatória”, disse o conselheiro, lembrando que acordos desse tipo já ocorrem no Ruralcel, em que as concessionárias usam a rede das operadoras móveis e estão previstos também no edital de 3G para atendimento dos municípios com menos de 30 mil habitantes.

Notícias relacionadas

Na prática o tratamento é o mesmo que vem sendo adotado até aqui para o compartilhamento de rede (RAN Sharing), ou seja, a Anatel avalia cada caso concreto – como no caso do acordo da Oi com a TIM. O compartilhamento de rede, neste caso, não envolve a radiofrequência.

Swap

O novo regulamento também permite a troca de espectro – spectrum swap. Zerbone disse que no caso do atendimento da área rural, pode ser que determina prestadora não tenha faixas baixas, mas adequadas para esse caso, e queira usar as faixas baixas de uma outra prestadora em troca de outras faixas em outra região. Mais uma vez, o entendimento foi de que se trata de um contrato privado que deve ser submetido à anuência prévia da Anatel. “Acho que isso deve ser estimulado pela agência sem prejuízo da análise prévia”, disse ele.

As mudanças no regulamento também permitem o uso de faixa em caráter secundário que não estiverem sendo utilizadas. Esse artifício já foi usado pela Anatel com a TIM ao permitir que a empresa usasse a faixa da Unicel para se livrar da interferência que estava sofrendo na banda F do 3G em São Paulo. As alterações ficarão em consulta pública por 60 dias e está prevista uma audiência pública em Brasília.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!