Lucro das operadoras é argumento da Afcont para suspender aumento

A Associação Fluminense do Consumidor e Trabalhador (Afcont), autora da ação na 9ª Vara Federal do Rio de Janeiro que suspendeu o aumento das tarifas telefônicas deste ano, usou como principal argumento o que considera ser um ?desequilíbrio contratual entre as partes?. O presidente da entidade, o advogado Alexandre Verly, reclama que as companhias telefônicas foram lucrativas em 2003, apesar de o índice de reajuste ter sido o IPCA, e que, por isso, não seria justo aumentar as tarifas este ano pelo IGP-DI.
Ao contrário do que ocorreu no reajuste de 2003, a diferença entre os dois índices nos últimos 12 meses é pequena: o IPCA variou 5,15% e o IGP-DI, 7,97%. ?Essa diferença de 2 pontos percentuais multiplicada por milhões de consumidores é muito dinheiro?, lembra Verly. Ele garante, entretanto, que seu pleito não é trocar o IGP-DI pelo IPCA, tal como solicitaram outras ações ano passado. Segundo Verly, a Afcont pede que seja concedido um aumento justo, que preserve o lucro das empresas e não onere demasiadamente o consumidor.

Réus

Notícias relacionadas

Na ação original impetrada pela Afcont, estão listadas como réus: Telemar, Embratel, Anatel e Intelig. Esta última foi incluída erroneamente, pois não é uma concessionária pública e, portanto, seus preços não são regulados pela Anatel. ?Fizemos a ação às pressas na sexta-feira, dia 2, dia que o aumento passaria a valer?, justificou-se o presidente da Afcont. A entidade solicitou nesta segunda-feira, 5, a extensão da decisão judicial à Brasil Telecom e Telefônica.
A Telemar informou, no começo da tarde desta segunda-feira, que não iria se pronunciar por enquanto porque ainda não fora notificada judicialmente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!