BrT defende mudanças estatutárias e critica fundos

A Brasil Telecom (BrT) publicou um informe publicitário nesta quinta-feira, 28, no jornal O Globo e no jornal O Estado de S. Paulo no qual defende as mudanças propostas para seu estatuto social e critica a relação dos fundos de pensão com a mídia.
No comunicado, a operadora afirma, em resumo, que as mudanças estatutárias propostas, cuja votação acontecerá no dia 8 de setembro em uma AGE da Brasil Telcom Participações (BTP), apenas reproduzem dispositivos da regulamentação que proíbem que um mesmo grupo participe do controle de duas empresas concorrentes.
A princípio, o mercado interpretou tais mudanças como uma tentativa de barrar a volta da Telecom Itália ao controle da BTP, o que impediria que esta lançasse sua operação móvel, pois a companhia italiana já controla uma operação nacional de telefonia celular, a TIM. No entanto, o informe assinado pela BTP no Globo diz que ?as alterações propostas buscam conciliar a volta da Telecom Itália ao bloco de controle com o direito da Brasil Telecom de explorar o mercado de telefonia móvel?. Não é esclarecido como essa conciliação poderá ocorrer sem prejuízos financeiros para as partes e sem ferir a legislação. Além disso, vale lembrar que a mesma alteração foi promovida no estatuto do Opportunity Zain, onde, além do próprio Opportunity, apenas os fundos poderiam participar do conselho.

Notícias relacionadas

Mídia

Além disso, a BrT critica em seu informe a relação dos fundos de pensão com a imprensa. Previ, Petros e Telos fazem parte da Solpart, holding que controla a BTP. A operadora incluiu no comunicado um trecho de uma ata de reunião da diretoria da Previ na qual é citada a ?contratação de empresa de relações públicas especializada em orientar a mídia em situações de litígio. Os custos seriam rateados entre TIW e fundações?.
No entender da BrT, esse trecho ?evidencia a prática de utilizar a mídia como instrumento de apoio em situações de litígio?. A operadora pergunta em seguida se seria ético o uso de ?recursos de fundos de pensão para 'orientar' a mídia?. E critica a utilização por parte das fundações de ?notícias publicadas ? ou plantadas? como instrumento para conquistar liminares na Justiça.
No mesmo informe, a operadora chama de ?insinuações falsas? as informações contidas em uma reportagem publicada no último domingo, dia 24, pelo Jornal do Brasil, de que a BrT estaria tentando com as referidas alterações em seu estatuto social impedir a volta da Telecom Itália ao seu controle.

Ação

O documento da Previ citado pela Brt consta dos autos de uma ação que a operadora move contra os fundos de pensão na qual pede reparação por supostos danos que eles e a antiga administração da Telecom Itália lhe teriam causado.
Paralelamente, o Opportunity, sócio controlador da BrT, entrou em abril com outra ação na Justiça contra Previ, Petros e Telos. Ela se refere a supostos danos morais e materiais provocados pelas seguidas tentativas das fundações de se livrarem da subordinação alegadamente contratual à gestão do Opportunity; e trata também da desvalorização de ações da Telemig Celular que decorreriam, no entender do banco, de atitudes tomadas pelos fundos. Opportunity e fundações são sócios tanto em BrT quanto em Telemig Celular e Amazônia Celular. Há cerca de dois anos eles brigam na Justiça pelo controle dessas operadoras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!