A Hughes lançará comercialmente na América do Sul, em setembro, com atraso de cinco meses em relação ao prazo inicial, o serviço de comunicação em banda larga via satélite DirecWay. A empresa faz propostas também para oferecer o serviço no Chile e Peru. Compatível com a tecnologia frame relay terrestre, o DirecWay é dirigido ao mercado corporativo, principalmente médias e grandes empresas, com serviços de voz, dados, vídeo, incluindo aplicações de videoconferência e videosegurança. Para atingir as pequenas e médias empresas do Brasil, a Hughes pretende firmar parcerias com canais de revenda.
O diretor comercial da Hughes do Brasil, Edson de Vito, diz que para oferecer o serviço a empresa alugou infra-estrutura do teleporto da Impsat. Não revela o investimento, mas reitera que os planos continuam sendo para atingir 2 mil terminais neste ano e 12 mil em 2004. Custará entre R$ 600 e R$ 1,2 mil, dependendo do tráfego e aplicações requeridas pelo cliente. Lançado nos Estados Unidos há dois anos, o DirecWay tinha em fevereiro último 160 mil usuários.
No segundo trimestre de 2004, a Hughes lançará nos EUA e Canadá o projeto SpaceWay, uma rede IP global que provê banda larga on demand. É semelhante ao DirecWay, porém com maior capacidade, diz Vito. Ainda não há prazo para a oferta do serviço no Brasil. O investimento, totalmente custeado pela controladora General Motors, foi de US$ 1,8 bilhão. O satélite que permitirá esse serviço será lançado em novembro.
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