Anatel diz à Justiça que os bens reversíveis não são de sua competência

Em mais um capítulo da disputa judicial que envolve a Anatel e a ProTeste em relação aos bens reversíveis, a estratégia da Anatel e da própria União é convencer o judiciário de que não há legitimidade para que elas componham o pólo passivo da ação. A União diz que com a privatização todas as competências em relação ao serviço de telefonia foram transferidas à Anatel. A agência, por sua vez, também tira o corpo fora ao argumentar que apenas o BNDES pode informar quais eram os bens reversíveis na época da privatização em 1998. Vale lembrar que conforme noticiado por TELETIME, a própria Anatel reconheceu ter falhado no acompanhamento da relação dos bens reversíveis. Além disso, a agência encaminhou formalmente às empresas ofício determinando a atualização dos dados referentes à lista de bens reversíveis.

Notícias relacionadas
A ação civil pública impetrada pela ProTeste pretende suspender o novo regulamento de bens reversíveis que flexibiliza o controle sobre a alienação desses bens. Além disso, a ProTeste pede que sejam apresentados o inventário dos bens reversíveis correspondentes aos contratos de concessão de 1998 e da renovação em 2005.

As alegações da Anatel provocaram uma resposta curiosa do procurador Marcus Marcelus Gonzaga Goulart, do MPF do Distrito Federal. "Se não bastasse, é objeto da ação a discussão sobre o novo regulamento dos bens reversíveis, que é da competência exclusiva do Conselho Diretor da Anatel. Pergunta-se: quem deveria ser demandado para discutir eventual nulidade do procedimento relativo ao novo regulamento dos bens reversíveis? O papa?"

O procurador lembra que no começo do ano a Anatel determinou às empresas que apresentassem um inventário completo dos bens reversíveis em um prazo de seis meses. E em julho, a agência acabou revendo os prazos que podem chegar a até 29 meses. "Tal adiamento em si alimenta a negligência do órgão regulador no trato dos bens reversíveis. Afinal, a legislação determina que as concessionárias apresentem listas atualizadas desse patrimônio todos os anos", sustenta o procurador.

A agência ainda alega que a questão dos bens reversíveis não tem relação com o direito do consumidor e, por isso, a associação ProTeste não teria legitimidade para levar o assunto à Justiça. O procurador reforça que o controle dos bens reversíveis diz respeito à garantia da continuidade do serviço telefônico, o que certamente é de interesse dos consumidores. Além disso, qualquer receita que as teles venham a auferir que não seja pela prestação do serviço deve ser revertida para a modalidade tarifária, assunto, mais uma vez do maior interesse dos consumidores, segundo a procuradoria. "Como se vê, a Anatel tem uma visão extremamente míope em tema de defesa do consumidor. Infelizmente, essa alegação da Anatel corresponde à forma como atua na regulação das telecomunicações, isto é, a Anatel nunca enxerga o consumidor nas relações jurídicas que busca regular", diz o procurador.

Por fim, o procurador argumenta que a tal alegação é inócua, pois na "remotíssima" hipótese de ser aceita a tese de que a ProTeste não é legítima para entrar com o processo, o MPF assumirá o polo ativo da ação. Para Marcus Marcelus Gonzaga Goulart, ao levantarem questionamentos de natureza processual, a Anatel e a União pretendem postergar a discussão do mérito da ação.

A íntegra da manifestação do procurador Marcus Marcelus Gonzaga Goulart está disponível na homepage do site TELETIME.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!