OUTROS DESTAQUES
ANCINE
Senado aprova Christian de Castro para a diretoria da Ancine
quarta-feira, 18 de outubro de 2017 , 18h44 | POR REDAÇÃO, COM AGÊNCIA SENADO

O plenário do Senado aprovou, nesta quarta-feira, 18, a indicação de Christian de Castro Oliveira para o cargo de diretor Ancine. Ele ocupará a vaga decorrente do término do mandato de Manoel Rangel, que presidiu a agência.

Durante sua sabatina na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), no dia 10 deste mês, Christian de Castro fez uma defesa da simplificação regulatória e a necessidade de maior capacitação econômica do setor. Os pontos que ele defendeu foram:

1) Atuação da agência como mediadora, induzindo o desenvolvimento em parceria com o Conselho Superior de Cinema, Secretaria do Audiovisual e comitê gestor do Fundo Setorial do Audiovisual;

2) Desburocratização: dar mais eficiência e eficácia em tudo o que a Ancine realiza, com simplificação e revisão das Instruções Normativas e a desoneração das exigências e intervenções ao setor, sobretudo dando mais agilidade para o FSA . "Dos R$ 3,7 bilhões destinados, apenas R$ 1,4 bilhão foi efetivamente aplicado", lembrou Christian de Castro.

3) Sustentabilidade e equilíbrio. Segundo Castro, o mercado tem uma cadeia de valor ampla, do desenvolvimento ao consumo, passando pela produção e distribuição, além dos setores de infraestrutura e tecnologia. "Todos os setores têm possibilidade de receita, mas para ter sustentabilidade precisam estreitar relações de público com o consumidor, e a Ancine deve ampliar o escopo e aperfeiçoar o fomento, reduzindo o grau de dependência, adequando-se aos modelos de negócio existentes", disse. Para ele, é possível tornar o Brasil em um centro relevante global de produção audiovisual.

4) Regionalização: Castro lembrou que o Nordeste foi a região que mais consumiu filmes brasileiros, mas isso não se refletiu no campo da produção. "Sou um produtor do Centro-Oeste e sei das barreiras. É preciso ampliar e aprimorar os programas existentes. A capacitação é fundamental e o fortalecimento dos elos da cadeia". Segundo ele, essa é a principal ação de fortalecimento, além de convênios com universidades e fortalecimentos dos escritórios regionais da Ancine.

Com a aprovação em plenário, fica faltando apenas a nomeação presidencial para que ele possa assumir a diretoria.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS

O Painel TELEBRASIL, mais tradicional encontro de posicionamento do setor de telecomunicações, discutirá em 2018 os rumos da indústria depois do ciclo de sucesso completado com os 20 anos da privatização do sistema estatal de telecomunicações. A realidade da Internet das Coisas, a chegada da tecnologia de 5G, a necessidade um ambiente mais flexível e dinâmico para os investimentos essenciais a esta nossa etapa e um modelo preparado para o futuro são alguns dos desafios em debate, com presença dos presidentes das principais empresas prestadoras de serviços e provedoras de tecnologias, além de autoridades, reguladores e especialistas.
Em sua edição de número 62, o Painel TELEBRASIL 2018 ganha um dia a mais de debates, com mais espaço e oportunidades para a troca de informações, relacionamento e atualização, tanto para profissionais da indústria quanto para reguladores e formuladores de políticas, que têm acesso gratuito ao evento (mediante inscrição prévia). É o espaço em que as principais lideranças da indústria marcam posição em relação a estratégias, tecnologias e políticas públicas neste novo ciclo.

22 de Maio a 24 de Maio
Royal Tulip Brasilia Alvorada, DF, Brasil
EVENTOS

Evento oficial da Associação Brasileira de Empresas de Telecomunicações, o Painel TELEBRASIL, mais tradicional encontro de posicionamento do setor. É o espaço em que as principais lideranças da indústria marcam posição em relação a estratégias, tecnologias e políticas públicas.

22 de Maio a 24 de Maio
Royal Tulip Brasilia Alvorada, DF, Brasil
Top