Pareceres também incluem aspectos concorrenciais

O conjunto dos pareceres apresentados pela Embratel com argumentos contrários a uma possível venda da empresa ao consórcio Calais, formado pela empresa Geodex e pelas três concessionárias fixas locais, oferece também seguintes argumentos que analisam o aspecto concorrencial:

* O consórcio tem manifestado que o único impedimento possível para a concretização da compra do controle acionário da Embratel pode vir da Anatel, desconsiderando o necessário parecer do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) sobre o assunto.

* O Cade deverá se manifestar de acordo com o artigo 54 da lei 8.884/94, por se tratar de ato que possa limitar ou prejudicar a livre concorrência ou resultar na dominação de mercados relevantes de bens ou serviços.

Notícias relacionadas

* Os mercados relevantes a serem considerados serão o STFC local, STFC LDN, STFC LDI, e dados, ultrapassando os 85% de concentração do mercado, em todos os casos, o que caracteriza a situação de monopólio e torna a operação impossível de ser aprovada pelo Cade.

* O Cade tem competência para impedir este tipo de operação, de acordo com o § 9º do artigo 54 da lei 8.884/94.

* O Cade já se manifestou ao analisar o pedido de medida preventiva solicitada pela Telcomp contra a aquisição da Embratel pelo consórcio das teles afirmando que a compra ?se realizada? resultaria em excessiva concentração do mercado. Por esta razão, tendo em vista os ?fortes indícios de infração à ordem econômica?, o Cade encaminhou à Anatel, à SDE e ao Ministério Público o conjunto dos autos relativos ao pedido da Telcomp para abertura de processo administrativo, no caso das duas primeiras, e apuração de eventual crime contra a ordem econômica, no caso do Ministério Público.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!