A Vésper assinou acordo de co-billing com a Telefônica para que seus assinantes possam utilizar o código 15 da operadora espanhola para fazer chamadas interurbanas, e os clientes da Telefônica possam usar o código 89 da Vésper (em São Paulo) e 85 (nos outros 16 Estados). Agora, inicia-se o processo de implementação do sistema, que deverá estar disponível para os clientes das duas operadoras em alguns dias. A Vésper, por exemplo, enviará à Telefônica os registros de detalhes de chamadas (CDR, na sigla em inglês) feitos pelos clientes, com preço, horário e local da ligação. ?É um acordo comercial recíproco para que as operadoras sejam remuneradas pelo serviço?, explica o vice-presidente executivo de tecnologia, engenharia e operações de rede da Vésper, Cristiano Amon.
Impasse com a Intelig
Acordo semelhante ainda não foi possível com a Intelig para as chamadas no sistema pré-pago. Há três semanas a carrier de longa distância procurou a Vésper para negociar o serviço, mas houve um desentendimento e a Intelig acabou bloqueando o código 23 para os assinantes pré-pagos da Vésper e também para alguns pós-pagos – neste último caso, Amon acredita que o bloqueio foi por erro de prefixo.
O caso agora depende da Anatel, que recebeu carta da Vésper informando o fato e pedindo uma solução. Há uma semana a Intelig enviou à Vésper seu volume de tráfego, mas as negociações foram suspensas.