Alcatel-Lucent diminui prejuízo e planeja abrir capital de divisão de cabos submarinos

A austera política de reestruturação da Alcatel-Lucent (ALU), chamada pelo marketing da empresa de "Shift Plan", continua a colocar a fornecedora francesa nos eixos para sair do vermelho, segundo indica o balanço financeiro da empresa divulgado nesta quinta, 31. Apesar de conseguir reverter alguns quadros, inclusive gerando lucro operacional no semestre, a companhia ainda amarga um prejuízo líquido, mas com claros sinais de recuperação. Para garantir essa tendência, a empresa revelou que irá abrir o capital da sua área de cabos submarino.

Notícias relacionadas
Anunciado também nesta quinta, a oferta pública de ações (OPA) da Alcatel-Lucent Submarine Networks (ASN) deverá acontecer durante a primeira metade de 2015. Em comunicado, a ALU afirma que a manobra tem como objetivo "financiar o reforço de sua liderança em sistemas de telecomunicações submarinas e sua diversificação para o mercado de óleo e gás; para aumentar sua visibilidade; e para otimizar sua alocação de capital". A empresa manterá a maioria do capital e do controle da ASN.

Prejuízo menor

Justificando com a soma do pagamento de danos de 552 milhões de euros no segundo trimestre de 2013 com a política de reestruturação com amortização acelerada para pagamento de empréstimos em 2014, a ALU conseguiu que o prejuízo líquido tenha diminuído de 884 milhões de euros para 301 milhões de euros na comparação anual de trimestres. No semestre, o prejuízo líquido saiu de 1,256 bilhão de euros para 369 milhões de euros.

Por outro lado, o lucro operacional ajustado conseguiu triplicar no trimestre, totalizando 136 milhões de euros, crescimento de 202,22% no comparativo anual. No acumulado do semestre, a empresa reverteu o prejuízo operacional de 134 milhões de euros com um lucro operacional de 169 milhões de euros.

A divisão de core de rede mostrou uma queda de 10,87% no comparativo de trimestre, mas um avanço de 78,05% entre semestres. Assim, a companhia mostrou 123 milhões de euros e 219 milhões de euros respectivamente. Com 11 milhões de euros, o lucro operacional da área de acesso reverteu prejuízo de 75 milhões de euros no trimestre. No entanto, o desempenho do primeiro trimestre de 2014 continuou puxando um resultado negativo para o acumulado do semestre, fechado o período com 70 milhões de euros. Ainda assim, é uma melhora em relação ao primeiro semestre de 2013, quando registrou prejuízo de 386 milhões de euros.

Vendas em queda

Por mais que tenha conseguido prejuízos menores, o fato é que as vendas da empresa foram afetadas pela desvalorização de moedas de alguns mercados não especificados. A receita caiu 4,68% no trimestre, somando 3,279 bilhões de euros. No acumulado do semestre, a queda foi de 4,01%, totalizando 6,242 bilhões de euros.

A receita da área de core de redes observou quedas de 12,91% no trimestre e 5,62% no semestre, totalizando 1,369 bilhão de euros e 2,721 bilhões de euros respectivamente. Na área de acesso, a receita aumentou 5,01% no trimestre, total de 1,907 bilhão de euros. Isso não impediu que o semestre ainda registrasse recuo de 0,97%, total de 3,479 bilhões de euros.

Otimismo

A dívida líquida da empresa ao final de junho era de 186 milhões de euros, mas a ideia é reverter também esse quadro até o ano que vem. Em comunicado, o CEO da Alcatel-Lucent, Michel Combes, afirmou que os resultados mostram a "consistência" do Shift Plan durante o quarto trimestre consecutivo. "Com o futuro reembolso de um empréstimo seguro e a subsequente recuperação da total propriedade de suas patentes, a Alcatel-Lucent reassume o controle total de seu destino e pode fechar o primeiro passo de sua transformação", afirmou. "O Grupo agora pode embarcar no segundo capítulo de sua história de reviravolta, inovar, transformar e crescer enquanto mantém intacto o compromisso de retornar ao fluxo de caixa positivo em 2015", conclui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!