A entrega gratuita dos kits de conversores digitais e antenas para os beneficiários do programa Bolsa Família e inscritos no Cadastro Único do governo federal residentes em Brasília (DF) será iniciada nesta quinta-feira, 2. A previsão é de que mais de 300 mil caixinhas sejam distribuídas.
O desligamento do sinal analógico em Brasília e mais nove cidades goianas do entorno está previsto para o dia 26 de outubro. A distribuição dos kits em Águas Lindas de Goiás, Cidade Ocidental, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Planaltina de Goiás, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás já foi concluída, mas ainda é possível atender a retardatários.
Brasília será a primeira capital a passar pelo switch-off no Brasil. Em março, a cidade de Rio Verde (GO) foi a primeira do País a passar pelo apagão, como piloto. Para a autorização do desligamento do sinal analógico é preciso que 93% dos domicílios que recebem o sinal da TV aberta estejam digitalizados.
A distribuição dos kits é coordenada pela Entidade Administradora de Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (EAD) e as retiradas poderão ser feitas nos centros de distribuição na capital federal pelas famílias que se inscreveram pelo site vocenatvdigital.com.br ou pelo telefone 147.