ESG veio para ficar, avaliam teles e agentes do mercado financeiro

Operadoras de telecom e agentes do mercado financeiro presentes no Telecom ESG – evento promovido em São Paulo nesta quarta-feira, 29, por TELETIME – foram unânimes ao avaliar que a importância da agenda de governança ambiental, social e corporativa (ESG) nos negócios não é um modismo – mas sim uma tendência que veio para ficar, com grandes implicações para a cadeia de telecomunicações.

"Essa não é uma demanda passageira", indicou a analista de ESG da XP Investimentos, Luiza Aguiar, em debate ao lado das operadoras Vivo, TIM e Claro. Na ocasião, ela apontou que o aspecto social é, talvez o mais observado na cadeia por investidores quando se fala do mercado de telecomunicções, o que não quer dizer que outros itens, como sustentabilidade, não sejam relevantes. Essa ponderação varia de setor para setor, explica ela. Já o diretor de financiamento do BNDES, Carlos Azen, lembrou que o segmento é transversal para o ESG em outros setores, ao habilitar digitalização para eficiência de recursos.

VP de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Vivo, Renato Gasparetto afirmou que na medida em que o ESG se torna mais parte do negócio do que uma pauta puramente reputacional, iniciativas das empresas têm se tornado mais completas e auditadas. Para o executivo, a abordagem "não é um espasmo" e deve alcançar novos patamares nos próximos anos.

Notícias relacionadas

Gasparetto reportou interesse considerável de investidores – seja nos bonds com metas de sustentabilidade e sociais emitidos pela empresa em 2021 quanto em avanços na estratégia de diversidade da Vivo. No âmbito ambiental, a empresa ainda reiterou que deve adiantar a meta de redução de 90% das emissões próprias de CO2 até 2030, uma vez que já registra um recuo de 80%.

VP de relações institucionais e regulatórias da TIM, Mario Girasole também apontou o aumento de escopo do ESG – que antes seria focado em corrigir externalidades negativas, mas que agora é responsável também por antecipá-las.

Hoje, avanços são comemorados pela TIM na área ambiental, com cerca de 100 usinas para geração distribuída. A empresa também realizou uma emissão bem-sucedida de bonds ESG em 2021. Mas Girasole acredita que o setor de telecom deveria se aproveitar mais das possibilidades trazidas. O executivo mostrou interesse, por exemplo, na abordagem da Anatel de adotar diretrizes da agenda ESG na regulação setorial.

Na busca por materialidade nas iniciativas ESG, também é considerada importante a perspectiva de que regulações – seja do governo federal, da CVM ou internacionais – resultem em maior transparência e padronização de dados reportados, sobretudo a partir de 2025, avaliou Luiza Aguiar, da XP.

Retorno positivo

Pela Claro, o diretor de tesouraria, Dario Balesdent, indicou que a empresa acredita ser possível combinar impacto ESG e retorno financeiro (VPL positivo) em projetos ESG, sobretudo a depender da escala e dos incentivos. O executivo também destacou a pujança de iniciativas ambientais da cadeia, como o programa de geração distribuída da Claro, que conta com mais de 90 usinas, mas avaliou que ainda haveria espaço para que a agenda ESG abrisse possibilidade para taxas de juros mais atrativas, o que ainda não acontece.

O diretor da Claro notou que agentes financeiros não estão dispostos a abrir mão de prêmios por conta de selos verdes das empresas. O que o executivo acredita são custos de financiamento ainda mais altos que taxas de mercado para quem não adotar o ESG, na medida em que a abordagem se consolida. Balesdent também lembrou abalo na confiança do mercado após o escândalo de governança corporativa nas Americanas, no começo do ano.

Da XP Investimentos, Luiza Aguiar notou que títulos associados à metas de sustentabilidade tiveram seu ápice justamente em 2021, com recuo em 2022 e recuperação em 2023, mas não para os mesmos patamares de dois anos atrás. A analista de ESG avalia que 2024 deve ser um ano de recuperação neste sentido.

Fust é ESG

Uma nova opção de financiamento para telecom completamente aderente com abordagem ambiental e social seria o Fust, destacou Carlos Azen, do BNDES.

O profissional notou que o banco público de fomento é ESG em sua essência e que a disponibilização de linhas baseadas no fundo setorial de telecom deve ampliar as alternativas, com foco em projetos em escolas e localidades sem cobertura. Até o momento, já são três projetos do Fust aprovados, sendo o último da Unifique.

A coordenadora da mesa, Marise de Luca, consultora e conselheira de empresas com propósito ESG, ponderou que um dos grandes desafios do setor ainda é conseguir olhar o E da sigla ESG não apenas como sustentabilidade ambiental (Environment), mas também como "Eu", no sentido das ações que cada empresa pode, individualmente assumir como causa e propósito. "Vemos ainda muitas empresas atuando em ESG por constrangimento ou por compliance, mas poucas ainda por convicção", disse ela.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!