Ano fiscal da Eutelsat termina com boas receitas, mas dívida líquida cresce

A Eutelsat conseguiu um bom ano fiscal em receitas, mas ainda com uma dívida líquida inflando. Divulgado nesta terça-feira, 30, o balanço financeiro da operadora de satélites referente ao período de 12 meses finalizados em junho mostra um aumento de 5,1% nas receitas, totalizando 1,284 bilhão de euros no ano. O EBITDA (lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização) ficou em 995,2 milhões de euros, avanço de 4% na comparação com o ano fiscal de 2012. A margem EBITDA fechou o período com 77,5%, 0,8 ponto percentual de queda.

Notícias relacionadas
Mas a dívida líquida também contou com alta: 11,5%, fechando o ano em 2,647 bilhões de euros. A relação da dívida líquida com o EBITDA ficou mais alta também, com 2,66x. O fluxo de caixa com atividades operacionais cresceu 17,1%, totalizando 816,2 milhões de euros no acumulado dos 12 meses.

Em comunicado, o CEO da Eutelsat, Michel de Rosen, ressaltou um bom desempenho nas atividades de vídeo (que cresceu 4% e foi responsável por 68,5% das receitas, total de 865,6 milhões de euros no período), enquanto dados e multiuso (serviços para administrações e governos) ainda "encaram um ambiente mais desafiador". O executivo garante que a empresa pretende desenvolver o footprint nas regiões da Ásia-Pacífico e na América Latina com aquisições e de maneira orgânica. A empresa destacou os planos para lançamento do Eutelsat 65 West A, anunciado nesta terça-feira e que deverá cobrir o Brasil e outros países latino-americanos.

A companhia espera um crescimento de receita de 2,5% para o período de 2013 a 2014, com média acima de 5% para os anos seguintes até 30 de junho de 2016. O objetivo para a margem EBITDA é de 77% para cada ano fiscal até esse período. A relação entre dívida líquida e EBITDA tem como alvo ficar abaixo de 3,3x.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!