Ano fiscal da Eutelsat termina com boas receitas, mas dívida líquida cresce

A Eutelsat conseguiu um bom ano fiscal em receitas, mas ainda com uma dívida líquida inflando. Divulgado nesta terça-feira, 30, o balanço financeiro da operadora de satélites referente ao período de 12 meses finalizados em junho mostra um aumento de 5,1% nas receitas, totalizando 1,284 bilhão de euros no ano. O EBITDA (lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização) ficou em 995,2 milhões de euros, avanço de 4% na comparação com o ano fiscal de 2012. A margem EBITDA fechou o período com 77,5%, 0,8 ponto percentual de queda.

Mas a dívida líquida também contou com alta: 11,5%, fechando o ano em 2,647 bilhões de euros. A relação da dívida líquida com o EBITDA ficou mais alta também, com 2,66x. O fluxo de caixa com atividades operacionais cresceu 17,1%, totalizando 816,2 milhões de euros no acumulado dos 12 meses.

Em comunicado, o CEO da Eutelsat, Michel de Rosen, ressaltou um bom desempenho nas atividades de vídeo (que cresceu 4% e foi responsável por 68,5% das receitas, total de 865,6 milhões de euros no período), enquanto dados e multiuso (serviços para administrações e governos) ainda "encaram um ambiente mais desafiador". O executivo garante que a empresa pretende desenvolver o footprint nas regiões da Ásia-Pacífico e na América Latina com aquisições e de maneira orgânica. A empresa destacou os planos para lançamento do Eutelsat 65 West A, anunciado nesta terça-feira e que deverá cobrir o Brasil e outros países latino-americanos.

A companhia espera um crescimento de receita de 2,5% para o período de 2013 a 2014, com média acima de 5% para os anos seguintes até 30 de junho de 2016. O objetivo para a margem EBITDA é de 77% para cada ano fiscal até esse período. A relação entre dívida líquida e EBITDA tem como alvo ficar abaixo de 3,3x.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

I accept the Privacy Policy

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.