Finalistas demonstram que mobile advertising ganha força no Brasil

Um canal de vídeo no celular patrocinado por uma grande marca de automóveis; um modelo de negócios para patrocínio de sites móveis de notícias para celulares touch screen; e a campanha de lançamento de um shampoo que envolveu diversas ações de publicidade e marketing no celular, inclusive a fabricação de um telefone exclusivo: esses são os cases finalistas na categoria Mobile Marketing – Mobile Advertising, no Prêmio Tela Viva Móvel. A publicidade no celular ainda está engatinhando no Brasil, mas esses cases demonstram que ela pode dar certo e gerar retorno para os anunciantes.
Um dos finalistas é o "Planet Green Móvel", primeiro canal de TV móvel gratuito sustentado por publicidade na América Latina, com conteúdo destinado a sustentabilidade e ecologia. Trata-se de um canal da Discovery distribuído para assinantes da Oi. A programação é um loop de uma hora, com segmentos de 5 a 10 minutos. Entre os segmentos entram vinhetas e comerciais da General Motors, patrocinadora exclusiva. A ação também teve inserções da GM nos canais Discovery. O canal teve crescimento de 1010% em acessos em relação ao Discovery Móvel (pago). E reforçou as iniciativas de sustentabilidade do anunciante, com grande repercussão na imprensa nacional e internacional. Também mostrou como a Discovery oferece aos anunciantes campanhas integradas de comunicação 360º. A agência de publicidade parceira no projeto foi a McCann Erickson.
Outro concorrente nessa categoria é um case realizado pela Hands. A empresa uniu provedores de conteúdo numa advertising network com o objetivo de utilizar os celulares touch screen como uma mídia diferenciada. Foram criados dez pacotes de patrocínio: News Touch (O Globo, Estadão), Business Touch (Valor, Gazeta Mercantil), Sports Touch (WebVenture, iG Esportes), Local Touch (Telelistas, Apontador/Maplink), Tech Touch (IDGNow!, IT web, etc), Reuters Touch, Fun Touch (Guia da Semana, ObaOba!), Style Touch (Netmovies, Glamurama), Blogs Touch (ADivertido, Update or Die) e Games Touch (GamesStart, Heroi). A Hands obteve um aumento de três vezes nas vendas para os portais móveis e veiculou anúncios de grandes empresas como Banco do Brasil, Real, Itaú, Gafisa, Volkswagen, Renault e Loterias. Com a valorização do espaço publicitário e a associação da marca a uma tecnologia em ascensão, o portal também atraiu novos parceiros como Valor Econômico e a revista Rolling Stone, chegando a registrar 25% de crescimento nos canais oferecidos ao usuários ao longo de 2008.

Notícias relacionadas
Por fim, disputa o prêmio um case inscrito pela Nokia que envolveu o lançamento de um novo shampoo Seda, da Unilever. A agência responsável pela campanha móvel foi a F.biz. Também contribuíram com o projeto a Praesto e a Cyclelogic. A Nokia e a Unilever desenvolveram em edição especial o Nokia 5310 Xpress Music Pink Edição Especial Seda, voltado ao público jovem feminino. A ação começou pela inserção do aplicativo Mkut, para acesso direto ao Orkut com um toque, além de temas especiais de Seda, com wallpapers, protetor de tela, wake-up e shutdown customizados. Na memória, três músicas de Madonna, garota-propaganda da marca. Para gerar tráfego, foi feita campanha de mobile advertising, com banners no wapsite Nokia.mobi, no portal Mosh e um ícone nos downloads dos aparelhos Nokia high-end. A Nokia também realizou campanhas nos sites MTV, Vírgula e Google, e na rádio Transamérica, com sorteio de aparelhos. O modelo de negócio também envolveu o varejo. Quem comprasse o aparelho no Submarino/Americanas ou Shoptime concorria aos ingressos do show de Madonna. O CTR médio da campanha no Nokia.mobi foi de 4,8%.
Votação
Caberá aos leitores das publicações TELETIME, TELA VIVA, TI INSIDE e PAY-TV NEWS, tanto impressas quanto online, a escolha do vencedor entre esses três finalistas. Para tanto, basta votar no seu case preferido no site http://www.telavivamovel.com.br
A votação está aberta até o dia 10 de maio. Os vencedores serão conhecidos durante a oitava edição do Tela Viva Móvel, que acontecerá nos dias 20 e 21 de maio no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.
O prêmio Tela Viva Móvel é o primeiro do gênero no Brasil, dedicado a reconhecer os melhores cases e empresas do setor de telefonia celular nas áreas de entretenimento e mobile marketing durante o ano de 2008. Houve mais de 130 inscrições nas 13 categorias. Os finalistas foram escolhidos por um júri formado por jornalistas especializados. Os vencedores serão definidos por meio de voto popular entre os leitores das publicações da Converge Comunicações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.