Vendas de equipamentos de informática e comunicação caem 4,8% em janeiro

O volume de vendas dos equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação em janeiro deste ano recuou 4,8% em relação a dezembro de 2016. Na comparação com igual mês do ano passado, a queda ficou em 5,9%. Em 12 meses, o recuo chega a 10,7%.

Os números foram apresentados nesta quinta-feira, 30, pelo IBGE. De acordo com o instituto, o comércio varejista em geral iniciou o ano de 2017 com queda de 0,7% para o volume de vendas e 0,8% para receita nominal, ambas as taxas em relação a dezembro de 2016, na série ajustada sazonalmente. Quanto ao volume de vendas, o resultado é negativo pelo segundo mês consecutivo.

Frente a janeiro de 2016, o varejo nacional recuou 7%, em termos de volume de vendas, 22ª taxa negativa consecutiva nessa comparação. O indicador acumulado dos últimos 12 meses, com queda de 5,9%, mantém sequência de taxas negativas desde maio de 2015 (queda de 0,5%). Para esses mesmos indicadores, a receita nominal de vendas apresentou redução de 2,3% em relação a janeiro de 2016 e de 4,2% nos últimos 12 meses.

No caso de equipamentos para escritório, informática e comunicação, o IBGE disse que é o 19º recuo consecutivo nessa comparação. No entanto, o instituto entende que a valorização do real frente ao dólar nos últimos três meses de 2016 vem contribuindo para a redução da magnitude de queda das vendas do setor.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

I accept the Privacy Policy

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.