Brasscom diz que reoneração da folha compromete a inovação e a competitividade no País

A reoneração da folha de pagamentos das empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) é um duro golpe em um dos setores mais transversais na economia, impulsionador da inovação e da produtividade, fator crítico para a recuperação da competitividade do Brasil, avalia o presidente da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), Sérgio Paulo Gallindo. A medida, anunciada nesta noite de quarta-feira, 29, "representa um choque de custos sobre as empresas que dificilmente será absorvido pelo mercado", ressalta.

Para Gallindo, a situação ganha contornos de dramaticidade à luz do fato de que o profissional de TIC tem remuneração 51% superior à média nacional. "É ainda muito grave que tal mudança ocorra em meio ao exercício orçamentário, afetando projeções de resultados e solapando a confiança de agentes econômicos e investidores", observou.

"O Brasil está claramente comprometendo o seu futuro em matéria de inovação e tecnologia de informação e comunicação", avalia o presidente da Brasscom, em nota. Segundo ele, A experiência do setor de TIC, com a desoneração da folha de pagamento é emblemática do quão positivos podem ser os efeitos de políticas públicas voltadas à redução da onerosidade sobre o custo do trabalho. No período de vigência da medida, entre 2010 e 2014, o setor contratou 76 mil profissionais altamente especializados, formalizando vínculos e atingindo um total de 874 mil trabalhadores.

Notícias relacionadas

Gallindo informou também que a remuneração no período cresceu com taxa superior à própria receita. "A partir de 2015, até o final de 2016, o setor devolveu ao mercado 49 mil trabalhadores, em torno de 64% do que construíra em quatro anos", afirmou.

Na avaliação da Brasscom, o Brasil não é competitivo em termos de custo laboral quando comparado com a maioria dos países e, como consequência, tem uma participação tímida no comercio internacional de bens e serviços de alto valor agregado e baixíssima inserção em cadeias globais de produção. A associação reclama que a reoneração chega em um momento histórico de grave crise econômica com impacto "dramático" no aumento do número de desempregados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!