Mobilidade puxa alta de 25% no lucro operacional da LG no trimestre

Os esforços de marketing e a competição para conquistar a preferência dos clientes nas compras de TVs de telas planas no final do ano custaram caro à LG Eletronics, Inc. A fabricante sul-coreana viu a margem de lucros da sua divisão de TV cair para 0,3% no quarto trimestre de 2012 após amargar margem de 0,8% no terceiro trimestre e de 2,5% entre os meses de outubro e dezembro do ano anterior. As receitas do trimestre também foram penalizadas, caíram 2,3%, fechando o período em 13,5 trilhões de wons sul-coreanos (US$ 12,4 bilhões) devido à queda nas vendas de aparelhos de TV, responsáveis por cerca de metade da receita total da fabricante.

Notícias relacionadas

Mesmo assim, o lucro operacional consolidado da LG no quarto trimestre foi de 107 bilhões de wons sul-coreanos, cerca de US$ 98,3 milhões, alta de 25% em relação ao mesmo trimestre de 2011, puxada pela divisão de mobilidade da companhia.

A unidade de dispositivos móveis da LG vendeu, entre outubro e dezembro, 15,4 milhões de handsets e consegui reverter o prejuízo operacional de 2,5 bilhões de wons sul-coreanos (US$ 2,3 milhões) do quarto trimestre de 2011, lucrando 56,3 bilhões de wons sul-coreanos (US$ 51,7 milhões). Em conferência de resultados, a melhora do desempenho da divisão de mobilidade foi atribuída à reestruturação na unidade de negócios e ao lançamento do smartphone Optimus G. Para 2013, a LG planeja lançar dispositivos high end para tentar fazer frente à dura competição de Apple e Samsung, entre eles o Optimus G Pro e o Optimus G II.

No consolidado, a LG reportou um prejuízo líquido de 468 bilhões de wons sul-coreanos (US$ 430 milhões) nos três últimos meses de 2012, impactada pela penalização da Comissão Europeia que atingiu também outros fabricantes em dezembro por acordo ilegal para tabelar preço de tubos de TV. A multa para as empresas totalizou cerca de US$ 1,9 bilhão. Um ano antes, o prejuízo líquido do trimestre na LG havia sido de 111,6 bilhões de wons sul-coreanos (US$ 102,5 milhões).

As vendas no consolidado de 2012 totalizaram 51 trilhões de wons sul-coreanos (US$ 46,9 bilhões) e o lucro líquido do período foi de 91 bilhões de wons sul-coreanos (US$ 83,6 milhões).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.