A partir de setembro, Anatel deve autorizar desonerações de M2M

O mercado de machine-to-machine (M2M) no Brasil ainda não pode dizer que cresce em função da política de desoneração prevista na Lei 12.715/12, de setembro de 2012. Isso porque, mesmo com o Decreto 8.234/14, editado em maio deste ano e que regulamentou a lei, Anatel e governo ainda têm divergências sobre a necessidade ou não de uma regulamentação complementar, a ser produzida pela agência.

Notícias relacionadas
O imbróglio se deve à redação dada ao decreto, que cumpriu o seu papel de definir o que pode ser caracterizado como comunicação entre máquinas para fim de desoneração, mas disse também que compete à Anatel regulamentar e fiscalizar as disposições previstas. O decreto é simples, e visa apenas definir que "são considerados sistemas de comunicação máquina-a-máquina os dispositivos que, sem intervenção humana, utilizem redes de telecomunicações para transmitir dados a aplicações remotas com o objetivo de monitorar, medir e controlar o próprio dispositivo, o ambiente ao seu redor ou sistemas de dados a ele conectados por meio dessas redes".

Inicialmente, a Procuradoria Jurídica Especializada da Anatel opinou que a agência só poderia autorizar a emissão dos boletos de recolhimento do Fistel já com a desoneração depois que fosse feita a regulamentação da agência, o que certamente alongaria o processo em alguns meses. O Ministério das Comunicações, então, se manifestou, e por meio de um ofício enviado à Anatel na semana passada explicou que a regulamentação prevista no decreto não é sobre o que são os sistemas de comunicação M2M, mas sim sobre os mecanismos de acompanhamento do mercado, e que, portanto, não é preciso esperar a regulamentação para autorizar a desoneração. Segundo apurou este noticiário, diante dos novos argumentos do Minicom, a Procuradoria deve mudar seu entendimento e concordar com a desoneração imediata.

Restará ainda o ajuste dos sistemas de emissão dos boletos da Anatel. A expectativa é de que em mais 20 a 30 dias esse trabalho esteja concluído. Só aí é que o mercado de M2M passará a gozar dos benefícios previstos em lei há quase dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!